Conteúdo

Opinião: O retorno de Rajon Rondo ou Isaiah Thomas seria interessante para os Celtics?

16 de outubro de 2020
18h 44

(por Daniel Morales)

Os armadores Isaiah Thomas e Rajon Rondo, estão livres no mercado e seus nomes aparecem como desejo de alguns torcedores do Boston Celtics franquia em que os dois são muito queridos. Mas, será a que há necessidade dos Celtics trazerem um dos dois? Se sim, onde se encaixariam na rotação de Brad Stevens? 

Rajon Rondo

Rajon Rondo é considerado como um dos grandes armadores da história do Boston Celtics. Recrutado pela franquia de Massachusetts, em 2006, o armador foi campeão em 2008 sendo o titular do quinteto que ainda possuía Paul Pierce, Ray Allen e Kevin Garnnett como grandes estrelas do time treinado por Doc Rivers, hoje nos 76ers. Depois disso, Rondo seguiu no Celtics até 2014, quando foi envolvido em uma troca com o Dallas Mavericks, onde o armador Dwight Powell também esteve presente na negociação em que o Boston Celtics recebeu Jameer Nelson, Brandan Wright, Jae Crowder e duas escolhas de draft, uma de primeira rodada e outra de segunda rodada de 2015.

Enquanto esteve em Boston, Rajon Rondo foi um dos principais jogadores do time e encantou os torcedores no TD Garden com suas jogadas plásticas, assistências espetaculares e muita maestria em armar as jogadas. Na última temporada, Rondo foi peça importante para o 17º titulo do Los Angeles Lakers, onde o armador de 34 anos teve grandes atuações principalmente nos playoffs. Após ser campeão na franquia da cidade dos anjos, Rondo decidiu que será agente livre e irá buscar novos ares.

Isiah Thomas

Isaiah Thomas foi draftado em 2011 pelo Sacramento Kings, lá ficou 3 temporadas onde em 2014 foi Phoenix Suns mas não ficou nem um ano na franquia do Arizona e seguiu para o Boston Celtics ainda em 2014. Em Massachusetts IT se encontrou na liga. Com pouco tempo se tornou líder do time e querido pela torcida verde e branca, foi All-Star em duas temporadas seguidas e chegou ao seu auge no TD Garden na temporada 2016/ 2017, onde o armador de apenas 1,75m teve medias de 30 pontos por jogo levando a franquia 17 vezes campeã da liga a ter a melhor campanha do leste naquele ano. Um dos momentos que ficou marcado na trajetória de Isaiah pelos Celtics, foi na véspera do jogo 1 contra o Bulls na primeira rodada dos playoffs, quando o armador recebeu no treino a noticia que sua irmã Chyne Thomas tinha morrido em um acidente de carro e, mesmo em luto, o “guard” mostrou que é gigante e foi o cestinha do jogo com 33 pontos, por pouco não levando o time à vitória. Mas, após isso, ele liderou os Celtics nos outros 4 jogos, venceu a serie e ainda passou pelo Wizards nas semifinais de conferencia só caindo para o Cavaliers nas finais da conferencia leste.

Mesmo com a grande temporada, o GM Danny Ainge trocou IT junto a outros jogadores com os Cavaliers para ter Kyrie Irving. Em Cleveland Thomas não teve o mesmo rendimento e rodou por outras franquias como Wizards, Lakers e Clippers, porém, em nenhuma delas entregou as mesmas atuações que apresentou em Boston, muito pelos problemas com as frequentes lesões.

Qual caberia melhor nos Celtics?

Mesmo com as grandes passagens pelos Celtics, Rajon Rondo e Isaiah Thomas ainda cabem na rotação de Brad Stevens? Visto que Boston necessita melhorar seu banco de reservas, Rondo ou IT poderiam ser o sexto-homem do time, na reserva de Kemba Walker. A entrada de um dos dois poderia fazer a qualidade do time não cair tanto nos descansos de Kemba.

Vale lembrar que o armador dos Celtics teve problemas com lesão na última temporada e, com isso, acabou tendo um rendimento abaixo do esperado. Rondo ou IT seriam reservas à altura de Kemba Walker.

Fazendo um exercício sobre uma hipotética volta, qual dos dois caberia melhor no elenco celta?

Apesar da alta idade vejo que Rajon Rondo está melhor condicionado à isso. O fato do jogador ter tido bons números na última temporada e ter jogado frequentemente, faz com que Rondo esteja um passo à frente de IT devido a condição física. E, mesmo com 34 anos, Rondo mostrou nesta última temporada que ainda pode jogar em um bom nível.

Como dito antes, Rondo chegaria para ser o reserva imediato de Kemba Walker. E, com isso, diminuindo a diferença de qualidade nos momentos em que Kemba estivesse no banco, algo que não acontecia quando Brad Wanamaker entrava em quadra, visto que é um jogador apenas razoável.

Não se sabe se Rajon Rondo ou Isaiah Thomas retornará ao Celtics. Mas, caso um deles volte a vestir a pesada camisa verde de 17 títulos da NBA, adicionará muita qualidade nos passes e poder de decisão, se estiver com a “saúde em dia”.