Conteúdo

Opinião: Anthony Davis realmente pode chegar ao mesmo patamar de Tim Duncan?

29 de outubro de 2020

(por Daniel Morales)


Na última terça-feira, Danny Green, campeão da NBA pelo LA Lakers na ultima temporada, disse que seu companheiro de time, o ala- pivô Anthony Davis, pode alcançar o mesmo patamar da lenda do San Antonio Spurs Tim Duncan. Para o outro jogador dos Lakers Jared Dudley, Davis irá ultrapassar Duncan e se tornar o maior ala-pivô da história da liga.

Mas, será que os comentários de Green e Dudley possuem algum fundamento? Será que AD tem potencial para chegar ou até passar Tim Duncan? Respondendo ambas as perguntas, Sim! E vamos ver o porquê disso.

Tim Duncan

Duncan foi draftado pelo San Antonio Spurs em 1997, e logo no segundo ano conquistou seu primeiro titulo na liga, sendo peça fundamental para o time de Gregg Popovich durante toda temporada e, principalmente, nas finais contra o New York Knicks. Porém, Duncan não era o protagonista do time do Texas no primeiro banner conquistado. O pivô David Robinson era o principal nome daquele time, que ainda contava com o armador Steve Kerr (hoje treinador do Golden State Warriors) que já tinha sido campeão pelo Chicago Bulls.

Só mesmo no segundo ano de carreira, que Tim Duncan levou o premio de MVP das finais.

Duncan seguiu em San Antonio e conquistou mais quatro anéis (2003, 2005, 2007 e 2014),  já a partir do segundo titulo, sendo o principal nome da franquia texana. Duncan formou o big three com o argentino Manu Ginobili e o francês Tony Parker. Tim Duncan é considerado o maior jogador da história dos Spurs e possui o seu numero #21 aposentado pela franquia.

Tim Duncan foi um jogador do seu tempo. Excelente no garrafão, ótimo atacando e defendendo e é até hoje considerado um dos maiores jogadores da história. Duncan foi um jogador do seu tempo, e como o jogo evoluiu muito nos últimos anos, Duncan não possuía características muito importantes para os jogadores atualmente, algo que Anthony Davis sim.


Anthony Davis


Anthony Davis foi draftado em 2012 pelo New Orleans pelicans, e por lá ficou até o segundo semestre 2019 quando foi para o Los Angeles Lakers a pedido de Lebron James. Nos Lakers, AD foi fundamental para conquista do decimo sétimo titulo da franquia angelina. Em Nova Orleans, Davis já era considerado o melhor ala-pivô da liga atualmente sendo o principal jogador do time, mas foi em Los Angeles ao lado de Lebron que AD conquistou seu primeiro anel. Além do titulo, na temporada passada Davis foi selecionado para o time 1 da liga e para o time um defensivo. A importância de AD no titulo dos Lakers foi tão grande, que para muitos, ele foi o grande nome da conquista do decimo sétimo titulo de LA.

Mas, o que faz que Anthony Davis possa chegar ao mesmo patamar de Tim Duncan, ou até mesmo supera-lo? A resposta para essa pergunta é em visto que AD é mais completo. Anthony Davis possui todas as qualidades de Duncan e ainda mais. AD é um exímio jogador de defesa e excelente no ataque, assim como Tim, porém o que coloca Davis com tudo para superar a lenda dos Spurs é por o fato do jogador dos Lakers é mais ágil e possui um ótimo chute de longa distancia coisas que faltaram para Tim Duncan. Anthony Davis é extremamente dominante no garrafão e além de técnico possui um jogo físico acima da media.  

Talvez o que ainda falte para Davis é ser protagonista de um time e levá-lo ao titulo, coisa que Tim Duncan fez não só uma, porém, quatro vezes. E possivelmente isso acontecerá. Talvez até mesmo pelos Lakers sendo o cara da franquia de LA nos próximos anos. Ou até mesmo em outra, fazendo história em uma franquia que não ganha nada a muito tempo como, por exemplo, o Chicago Bulls. Vale ressaltar que Davis é de Chicago e possui Michael Jordan como seu maior ídolo.  

Tim Duncan será para sempre uma lenda, não só dos Spurs, mas de toda NBA. Mas Anthony Davis está no retrovisor, e pode sim chegar e até mesmo superar o eterno camisa #21 dos Spurs.