01 sb
NFL

O maior espetáculo anual do esporte: O que faz o Super Bowl ser tão importante para os EUA e o mundo? 

(por Jefferson Castanheira)Todo primeiro domingo de fevereiro a mesma história se repete. A grande final da National Football League sobe os degraus do esporte e aparece para o mundo todo como um gigantesco e impactante evento esportivo. O Super Bowl, como é chamada a final da NFL após sua unificação em 1967, atrai os olhares mais específicos e diferentes no mundo todo, servindo de vitrine para muita gente conhecer o esporte, se encantar pela organização do evento e também movimentar a economia dos Estados Unidos.Os números exorbitantes são o carro-chefe quando falamos de economia, por exemplo. O Super Bowl é o evento mais rentável do mundo para investidores em grande mídia, atraindo gigantes corporações de todos os tipos de setores para divulgar seus novos produtos e reafirmar grandezas. Comerciais nos intervalos do Super Bowl do ano passado, na edição LIV, tiveram custos aproximados de US$ 5.6 Milhões de dólares, quase R$ 30 milhões de reais. A audiência apenas nos EUA foi de 102 milhões de pessoas assistindo o evento em média, com picos que chegaram em 124 milhões de pessoas vendo a grande final da NFL simultaneamente somente nos EUA. Esse número somado com os espectadores do mundo todo chega a bater 160 milhões de telespectadores. Os ingressos para o Super Bowl chegam a custar US$ 50 mil dólares, com os mais baratos custando em média US$ 4,9 mil.  Além dos valores diretos do evento, o Super Bowl faz uma explosão absurda de consumo de alimentação, bebidas e antiácidos no dia seguinte do espetáculo: 25 mil toneladas de petiscos como asinhas de frango, pizzas, hambúrgeres, hot-dogs são consumidos durante o jogo, assim como 1,2 bilhões de litros de cerveja. No dia seguinte, a compra de antiácidos nas farmácias e adjacentes sobe mais de 45%. Cada pessoa que assiste o Super Bowl gasta em média US$ 70 dólares pro dia da final, movimentando mais de US$ 7,3 bilhões de dólares em apenas 24 horas. Segundo o NRF (National Retail Federation), o Super Bowl LV que acontece neste domingo (07/02) pretende explodir todos os recordes, fazendo com até 185 milhões de americanos televisionem a grande final, com média de US$ 74.55 dólares consumidos cada um, gerando o gigantesco número de US$ 13.9 bilhões circulados apenas no território dos EUA. Anualmente, o Super Bowl atrai grandes artistas para performarem no tradicional Half-Time Show, que como diz o nome em inglês, acontece no intervalo da grande final. Quem vê a movimentação da indústria da música popular mundial para assistir e produzir o show do intervalo hoje em dia, não imagina que um dia no passado ele só era um mero mini-evento para animar os torcedores durante o intervalo. Quem mudou essa chave foi Michael Jackson, em 1993, que após realizar um show espetacular e histórico, abriu as portas para tornar o Super Bowl não só um evento esportivo anual, mas também um encontro de várias audiências diferentes e um evento midiático absoluto para o mundo todo. Artistas como Rolling Stones, U2, Lady Gaga, Beyoncé, Paul McCartney já subiram no palco de um show que encanta o mundo pela sua precisão e beleza.Para os EUA, fica claro que o Super Bowl é um ponto de exclamação na cultura norte-americana. E para o mundo? Nós, que pertencemos á uma cultura ocidental, somos impactados diretamente pelo Super Bowl. Nossas preferencias musicais, esportivas, apreço pelo espetáculo, por conhecer lançamentos de empresas de todos os segmentos, para ver trailers de novas séries e filmes aclamados, tudo isso gira em torno de um único evento que dura em média 4-5 horas. O impacto esportivo é abissal, pois o Super Bowl é o grande responsável para fazer pessoas se interessarem pelo esporte e se apaixonarem em seguida. Mas o impacto cultural é ainda maior, trazendo um foco de entretenimento quase que explosivo e inevitável. O palco que consagra grandes lendas e heróis do futebol americano, também exalta uma cultura de união, consumo, satisfação e deslumbre por todo o globo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *