Conteúdo

O homem voltou! Haaland faz gol em retorno ao Borussia Dortmund, que assume a liderança momentânea da Bundesliga após vencer o Wolfsburg

27 de novembro de 2021

(por Layo Lucena)

O Borussia Dortmund, que estava em segundo lugar atrás do Bayern de Munique, viajou até a Volkswagen Arena para enfrentar o Wolfsburg, sexto colocado no campeonato.

Com Erling Haaland no banco de reservas - primeira vez em semanas que o atacante noruguês estava disponível, já que estava se recuperando de uma lesão no quadril - e com outros desfalques importantes como Jude Bellingham, o Borussia Dortmund começou bem a partida, controlando as principais ações, mas foi o Wolfsburg que abriu o placar.

Susto inicial

No primeiro ataque do Wolfsburg na partida, Baku chegou até a ponta direita e cruzou; já próximo a pequena área, Weghorst finalizou de primeira, sem chances para Kobel. O Borussia era melhor, com mais posse e criando oportunidade, mas acabou levando o primeiro gol logo no início, o que fez o Wolfsburg se fechar, na tentativa de explorar o contra-ataque.

Aos 16’, Weghorst é lançado por Brooks, e o atacante saiu cara a cara com o goleiro Kobel, mas o camisa 1 do Borussia levou a melhor desta vez. Mesmo atrás no placar, o Dortmund continuava a ser superior, mas sofria com todos os ataques dos donos da casa, chegando a passar “sufoco” em todos os momentos ofensivos do Wolfsburg.

Já aos 31’, a defesa dos ‘Lobos’ cometeu um erro infantil após Lacroix fazer um pênalti claríssimo em Reus, que ficou no chão para receber atendimento médico, procedimento que o meio-campista alemão conhece muito bem. Emre Can assumiu a responsabilidade e deslocou bem o goleiro Pervan. Tudo empatado aos 34 minutos.

Em todo o primeiro tempo, os donos da casa chegaram com real perigo em pouco momentos, destaque para o lance do gol; depois disso, nada produziu. Enquanto o Borussia tocava e tocava a bola, sem achar o espaço para explorar, quando conseguiu, a equipe marcou.

A volta de Haaland

No primeiro ataque da segunda etapa, aos 47’, o Borussia quase virou com Schultz. O lateral, já na grande área, acertou uma “bomba” de voleio que parou na trave de Pervan. Aos 51’, o Wolfsburg respondeu com Vranckx, que liderou um rápido contra-ataque. Mesmo se atrapalhando com a bola, o camisa 8, próximo a grande área, teve espaço suficiente para finalizar, exigindo uma “ponte” de Kobel.

No entanto, aos 54’, Malen foi muito feliz em uma finalização de fora da área, e a bola passou como um “raio” pelas mãos de Pervan. Além de empatar a partida, o gol deu a liderança momentânea da Bundesliga para o Borussia Dortmund, que, com os três pontos, ultrapassou o Bayern de Munique.

Já aos 66', o Wolfsburg quase empatou o confronto em grande jogada individual de Lukebakio, que passou como quis pela defesa do Borussia e finalizou com força, mas Kobel fez uma grande defesa.

Com 72 minutos jogados, Haaland deixou o banco de reservas e entrou em campo no lugar de Malen. O camisa 9, assim que assumiu a sua posição no ataque, finalizou para o gol, mas bola parou nas mãos de Pervan.

Aos 78’, em uma sequência ofensiva perigosa do Wolfsburg, Lukebakio, em mais uma tentativa de marcar, quase teve sucesso, mas Kobel fez a defesa. Logo depois, no lance seguinte, Haaland, após cruzamento de Brandt, deu uma“voadora” na bola e marcou no contrapé de Pervan, na sua segunda finalização no jogo.

Depois disso o Wolfsburg não teve forças para arrancar um empate dentro de casa, e o Borussia Dortmund, com isso, só aproveitou para mandar na partida e controlar o relógio até o apito final.

Fim de jogo: Wolfsburg 1 x 3 Borussia Dortmund

Com o resultado, o novo líder do campeonato chegou a 30 pontos na temporada, dois a mais que o segundo colocado, o Bayern de Munique, que ainda joga na rodada. O próximo compromisso do Borussia Dortmund na Bundesliga será contra o próprio Bayern, confronto esse que vai parar o futebol alemão no próximo sábado (4). Já o Wolfsburg, com a derrota, caiu da sexta para a sétima colocação, somando 20 pontos em 2021-22, e enfrentará o Mainz, fora de casa, também no sábado (4).