Conteúdo

Novo líder! Haaland faz dois gols, e o Borussia Dortmund “dorme” na liderança da Bundesliga

16 de outubro de 2021

(por Layo Lucena)

O melhor mandante do Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund, que está 100% no Signal Iduna Park, recebeu o Mainz, na tentativa de assumir a liderança, momentaneamente, da Bundesliga.

A equipe da casa passou por alguns sustos, mas contou com o excelente desempenho de Erling Haaland. O atacante norueguês marcou duas vezes durante o confronto, uma de pênalti e outra nos momentos finais de partida.

Só deu Dortmund

O Borussia não precisou de muito e, logo aos dois minutos, abriu o placar com um “golaço” de Reus. O camisa 11, na entrada da grande área, finalizou de primeira, o chute foi forte e na parte superior do gol de Zentner. Um a zero Dortmund.

No primeiro tempo, tivemos duas equipes com “marchas” completamente diferentes. Em casa, o Dortmund dominou as principais ações da primeira etapa, mais ligado em campo, o ataque “sufocou” o sistema defensivo do Mainz. De pé para pé, o time da casa teve várias oportunidades de ampliar o marcador, mas, na hora “H”, não conseguiu aproveitar as chances que teve.  

Já o Mainz estava com os dois pés no freio. A equipe passou poucas vezes a linha do meio-campo e em raras oportunidades levou perigo ao gol de Kobel. O motivo desta situação, ou era o domínio do Dortmund, ou a falta de empenho e energia dos jogadores do Mainz. Os dois times encaravam a partida de forma distinta.

Faltando poucos minutos para o intervalo, Haaland teve a sua primeira grande chance de marcar um gol, mas o norueguês parou em Zentner. O atacante conseguiu cabecear a bola para a pequena área, e Bellingham chegou a dar um toque em direção ao gol, mas dois zagueiros do Mainz já estavam em cima da linha e evitaram que ela entrasse por completo.

Haaland neles

A primeira oportunidade foi do Borussia Dortmund. Após uma demorada revisão no VAR, o árbitro da partida marcou o pênalti para a equipe da casa, após um defensor do Mainz utilizar o braço para desarmar Haaland, já dentro da grande área. O atacante norueguês assumiu a responsabilidade e ampliou para o Dortmund. Zentner chegou a tocar na bola, mas a finalização foi muito forte. Dois a zero Borussia.

Aos 61’, após erro na saída de bola do Borussia, o Mainz recuperou a bola e Onisiwo foi lançado. O camisa 9 dominou dentro da área e tentou cobrir Kobel. A bola subiu, subiu e não desceu a tempo. O Mainz perdeu a sua melhor chance, até então, na partida.

Logo na sequência, aos 65’, o Borussia respondeu. Em uma cobrança de escanteio, Hummels subiu mais que todos e cabeceou bem, mas a bola parou na trave de Zentner, que apenas observou, sem ação.

Já nos minutos finais, após uma saída errada de Kobel, Burkar aproveitou e marcou, recolocando o Mainz na partida. Porém, Haaland tratou de “matar” o jogo. Bellingham roubou a bola do defensor do Mainz e rolou para o meio. Ainda fora da grande área, Haaland dominou, e com toda tranquilidade do mundo, só deslocou Zentner. Três a um Borussia.  

Fim de jogo: Borussia Dortmund 3 x 1 Mainz

Com o resultado, o Borussia ganhou duas posições e se tornou o novo líder da Bundesliga com 18 pontos, dois a mais que o segundo colocado, o Bayern de Munique. A equipe de Dortmund, na próxima rodada, enfrentará o Arminia Bielefeld, na cidade de Bielefeld, no dia 23. Já o Mainz continua na 10ª posição com 10 pontos. Dentro de casa, irá pegar o Augsburg no próximo final de semana (22).