Conteúdo

Norris elogia “parça” Colton Herta e apoia entrada de novas equipes na Fórmula 1

27 de junho de 2022

(por Mattheus Prudente)

Com Michael Andretti buscando a entrada na Fórmula 1, muito se fala da chegada de Colton Herta, um dos principais pilotos da Fórmula Indy, na principal categoria do Automobilismo. O jovem piloto é elogiado por vários especialistas, mas também pelo piloto da McLaren Lando Norris, que relembrou os tempos em que era companheiro de Herta e a sua amizade, além de dizer que o estadunidense “está pronto” para a F1. 

“Eu fui companheiro de equipe dele em 2015, no MSA Formula Championship, e nós temos muitas memórias juntos. Eu sei que ele é muito bom piloto, e ele está mostrando na Fórmula Indy. São estilos diferentes de direção que ele vai ter que se adaptar. Ele não é conhecido por cuidar bem dos pneus. Eu acho que é algo que você adapta quando guia com os Pirellis, mas, apesar disso, ele é um ótimo piloto. 

Ele é um cara incrível que trabalha muito duro, e está pronto para o nível de exigência da Fórmula 1.” Disse Norris. 

Além de Andretti, Herta também tem um teste marcado com a McLaren ao final da temporada, onde vai guiar o carro de 2021 da equipe. Esse teste deixou Pato O’Ward, piloto da McLaren na Fórmula Indy e principal candidato a uma vaga na Fórmula 1 com a equipe, infeliz, travando negociações de renovação de contrato. No entanto, o mexicano acabou renovando mesmo assim. 

Andretti fez um pedido formal à FIA para entrar na Fórmula 1 com uma equipe, mas teve uma reação muito negativa das equipes atuais do grid, principalmente pela divisão do dinheiro, que teria que ser para 11 ao invés de 10. O estadunidense já tentou entrar na F1 no ano passado, quando estava em negociações para adquirir a Sauber, mas acabou não conseguindo. Ele disse que as negociações foram uma “piada”. 

Mesmo assim, é muito capaz que Herta ganhe uma vaga como piloto da Fórmula 1 nos próximos anos. Se impressionar nos testes com a McLaren, ele pode disputar com O’Ward a vaga de Daniel Ricciardo, que está especulado para sair da equipe nos próximos dois anos.  

Apesar da falta de apoio das equipes, Norris acha que ter novas equipes na Fòrmula 1 seria bom para a categoria e os pilotos: 

“Eu vejo mais carros como uma coisa boa para a categoria. Não muito mais, mas entre 22 e 24 carros, eu acho que está bom. Eu acho que era isso que eu via quando eu cresci vendo Fórmula 1, e eu acho que isso é ótimo. Mais oportunidades para pilotos entrarem na Fórmula 1, e se esses pilotos forem como Colton, então é muito merecido.” Disse Norris.