Conteúdo

Norris diz que sofreu com sua saúde mental em temporada de estreia na Fórmula 1

4 de outubro de 2021

(por Mattheus Prudente)

Nos últimos anos, o tema da saúde mental tem sido muito discutido na sociedade, e alguns atletas de ponta já sofreram com esse tipo de problema. No caso da Fórmula 1, onde muitos pilotos mais novos estão dominando o grid, Lando Norris, um dos mais novos, admitiu que sofreu com sua saúde mental durante sua temporada de estreia, em 2019. 

“Quando as pessoas só veem pela televisão, não têm ideia do que um piloto passa, e isso é uma pena, mas existem muitos programas que mostram como um piloto é fora das pistas, e a quantidade de estresse e pressão que eles precisam lidar. Na minha idade, especialmente, entrando na Fórmula 1 com 19 anos, muitos olhos estão em você, e lidar com essas coisas teve um efeito em mim.” Disse Norris no programa “This Morning”. 

Norris estrou com status de futura estrela na Fórmula 1, e admitiu pensar que não estaria no grid em 2020. 

“Eu estava me sentindo como se não soubesse o que viria depois. Pensando no que aconteceria se não desse certo, ou se eu não fizesse uma sessão boa, qual seria a reação? Eu vou estar na Fórmula 1 no ano que vem? Se não estiver, o que farei? Pois eu não sou muito bom em muita coisa na vida. 

Então ter pensado isso tudo e me sentir depressivo em boa parte do tempo por pensar que, se eu não fosse bem em um fim de semana, eu não seria bom o bastante e coisas desse tipo. Quando esses problemas começam a ficar maiores, junto com toda a questão das redes sociais, isso pode realmente te machucar.” Completou Norris. 

Mesmo com todos esses problemas, Norris disse que contou com todo o apoio da equipe McLaren e de programas de saúde mental para conseguir superar isso e ter uma melhora em seu psicológico. O britânico vem em constante evolução, indo de 11º na primeira temporada para nono na segunda. Nesse momento, em 2021, ele está em quarto na classificação dos pilotos. 

Recentemente, Norris passou por mais uma provação psicológica, já que estava perto de vencer o grande prêmio da Rússia quando uma chuva fraca começou a cair. Os outros pilotos decidiram entrar nos boxes para colocar pneus de chuva, mas Lando ficou na pista com pneus slicks, mas a chuva aumentou e Norris acabou caindo para sétimo depois de ser obrigado a parar. Lewis Hamilton venceu a corrida. 

Norris é considerado uma estrela do futuro na Fórmula 1, e está mostrando isso nessa temporada, ficando apenas duas corridas sem marcar pontos na temporada inteira, e completando todas. A questão de sua saúde mental, segundo ele, ainda é uma questão para se observar, mas diz que está “em um lugar muito melhor agora e aproveitando tudo que faz.”