Conteúdo

No Equador, Barcelona tira vantagem do Vélez Sarsfield e avança para as quartas de final

21 de julho de 2021

(por Leonardo Costa)
 

Jogando em casa, o Barcelona de Guayaquil reverteu a desvantagem da partida de ida das oitavas de final contra o Vélez Sarsfield, venceu por 3 a 1 e garantiu vaga nas quartas de final da Copa Libertadores.

O jogo começou com a equipe equatoriana pressionando em busca do primeiro gol, e até acertou o travessão em cabeçada do zagueiro William Riveros, aos 16 minutos. A pressão surtiu efeito, e aos 24' saiu o gol do Barcelona, com Adonis Preciado aproveitando bate-rebate na área e mandando para o fundo da rede.

Com 1 a 0 no placar, os donos da casa devolviam ao Vélez o resultado da Argentina, obrigando o rival se lançar um pouco mais ao ataque. O primeiro tempo terminou sem outras oportunidades claras de gol, a não ser com bolas alçadas pelos dois lados.

No retorno do intervalo, logo aos 2 minutos, Lucas Janson cruzou e Juan Lucero cabeceou firme para empatar o placar. Com o resultado parcial, os equatorianos precisavam vencer por, pelo menos, dois gols de diferença, já que o Vélez tinha a vantagem de ter marcado um gol fora de casa.

O Barcelona se lançou de vez ao ataque, dando espaços para os contragolpes dos argentinos, que pagariam caro por não aproveitarem as oportunidades. Aos 21, Nazareno Romero derruba Cortez dentro da área e o árbitro assinala pênalti. O próprio Cortez vai para a batida e deixa os donos da casa na frente mais uma vez.

Já aos 29, ainda com pressão equatoriana e catimba do lado do Vélez, Jonathan Perlaza, que havia entrado pouco tempo antes, aproveitou bobeira da zaga argentina e bateu de canhota, no canto do goleiro Lucas Hoyos. Vitória parcial que ia classificando o Barcelona.

Nos instantes finais, foi a vez do Vélez se mandar todo ao ataque, mas sem muita organização. Nem mesmo os seis minutos de acréscimo foram suficientes para que a equipe argentina fizesse o gol que lhes devolveria a classificação.

Final de partida: Barcelona 3 x 1 Vélez Sarsfield

A vitória do Barcelona premiou a equipe que mais se arriscou durante toda a partida. Por outro lado, o Vélez quis jogar com o regulamento embaixo do braço, ainda mais após marcar seu gol no começo da segunda etapa, e a covardia da equipe custou caro.

Com a classificação, a equipe equatoriana, que já vinha de uma boa fase de grupos, eliminando o Santos e deixando o Boca Juniors em segundo, espera o resultado de Fluminense e Cerro Porteño para saber quem será seu adversário nas quartas de final.