Conteúdo

(por Layo Lucena)


A Associação de Jogadores da NHL (NHLPA) anunciou a aprovação do novo formato de playoffs, que reunirá 24 equipes. O novo plano reacende a esperança do retorno da liga no próximo mês.

“O Comitê Executivo da Associação de Jogadores da Liga Nacional de Hockey (NHLPA) autorizou a continuação das negociações com a NHL sobre o novo formato de retorno da liga, que consiste na disputa de playoffs com 24 equipes, determinando o vencedor da Stanley Cup de 2020. Diversos detalhes ainda precisam ser negociados, e um acordo com o novo formato só será firmado quando ambas as partes chegarem a um consenso sobre a continuação do torneio”, afirmou a NHLPA em uma declaração oficial.

De acordo com o plano do novo formato, as quatro melhores equipes de cada conferência, conforme a tabela da temporada regular pausada em 12 de março, receberão folga da rodada que reunirá a posição 5 à 12 em séries de cinco jogos. Essa rodada de cinco jogos decidirá quais times integrarão as oitavas de finais tradicionais, que serão disputadas em sete jogos.


Caso a proposta seja aprovada (precisa de um mínimo de 18 votos entre as 31 franquias) os duelos serão esses:


Conferência Leste

Folga: Boston Bruins (1), Tampa Bay Lightning (2), Washington Capitals (3) e Philadelphia Flyers (4).

Rodada de cinco jogos:
Pittsburgh Penguins (5) x Montreal Canadiens (12)
Carolina Hurricanes (6) x New York Rangers (11)
New York Islanders (7) x Florida Panthers (10)
Toronto Maple Leafs (8) x Columbus Blue Jackets (9)


Conferência Oeste

Folga: St. Louis Blues (1), Colorado Avalanche (2), Vegas Golden Knights (3) e Dallas Stars (4).

Rodada de cinco jogos:
Edmonton Oilers (5) x Chicago Blackhawks (12)
Nashville Predators (6) x Arizona Coyotes (11)
Vancouver Canucks (7) x Minnesota Wild (10)
Calgary Flames (8) x Winnipeg Jets (9)


A decisão deve ser divulgada nos próximos dias. Por enquanto, a NHL ainda não revelou a forma e nem a data em que os jogadores poderão retornar aos seus centro de treinamentos. Após os playoffs de 24 equipes serem confirmados, o passo seguinte da liga é anunciar os planos para o draft.