Conteúdo

Newgarden vence em Gateway, com Pato O’Ward em 2º - Dixon e Palou não completam e campeonato pega fogo

22 de agosto de 2021

(por Jefferson Castanheira)


O último oval da temporada 2021 da Fórmula Indy foi crucial para o campeonato. Josef Newgarden levou a Penske para o lugar mais alto do pódio, e com as batidas de Alex Palou e Scott Dixon e ainda a chegada do mexicano Pato O’Ward em 2º, a disputa pelo título ficou completamente aberta.

Com Power largando na pole, Herta conseguiu logo de cara a primeira posição após ação ofensiva do piloto da Andretti, e assim ficou até o acidente da volta 67. Mas, antes disso, Ed Jones arranjou confusão com Graham Rahal, estreando os incidentes na corrida. Ed Carpenter perdeu a traseira sozinho e também levou a bandeira amarela pra pista. 

Na tal volta 67, Veekay perde o ponto de freada na relargada e toca em Palou, que ainda coleta Dixon para o muro. Os dois primeiros do campeonato até essa etapa em Gateway tiveram suas corridas comprometidas, com Palou abandonando e a Chip Gannassi que, ao tentar de tudo para voltar para a pista, não obteve sucesso. 

Com a relargada, Newgarden estava na ponta, com Rossi, Power, Herta, Ericcsson e Pato O’Ward – o mais interessado com os acidentes de Palou e Dixon, em sexto. Grosjean passou a escalar o grid e, ao se sentir confortável e confiante, foi subindo pelas tabelas e passando até o brasileiro Tony Kanaan, deixando pra trás ainda Dalton Kellett, Conor Daly, Jack Harvey, Scott McLaughlin e travou grande duelo com Ryan Hunter-Reay. Pato O’Ward começou a atacar após ter alguns sustos com o carro e passou Will Power pela quarta colocação. Após uma sessão de pit-stops em bandeira verde, Grosjean quase perdeu o carro na volta 130, e com as paradas realizadas, Colton Herta voltou pra liderança e deixou a Penske de Newgarden para trás. Takuma Sato realizou estratégia de paradas antecipadas e já pintava no Top 5, assim como Hunter-Reay que estava em 6º na volta 143, com Herta, Newgarden, Pato, Sato e Rossi na frente. 

Volta 187, após a parada nos pits, Colton Herta teve problemas com o carro mais uma vez, com a segunda corrida seguida abandonando apesar de estar no Top 3. Até que na volta 201, com a pista muito suja de borracha e mais de 100 voltas de bandeira verde, Alexander Rossi perdeu a frente do carro e bateu na curva 2, abandonando a corrida. 

Relargada na volta 201 e o caos da retomada logo virou calmaria: Newgarden tomou a ponta, seguido de Pato O’Ward, Power, McLaughlin, Bourdais, Sato, Hunter-Reay, Pagenaud, Ericsson e Jack Harvey fechando o top 10. Com ninguém conseguindo forçar alguma ultrapassagem e Newgarden segurando muito bem a aproximação de O’Ward, o piloto da Penske saiu vitorioso de Gateway.

Agora, Pato O’Ward é o líder do campeonato com 435 pontos, seguido de Alex Palou com 425 e Josef Newgarden em 3º com 413. Dixon é o 4º com 392 e Ericsson fecha os candidatos ao título com 375 pontos, em 5º. 

A Indy volta dia 12 de setembro em Portland, na antepenúltima etapa do campeonato que ainda terá Laguna Seca e a decisão do título em Long Beach.