Conteúdo

NBA Draft 2022 - Análise de Prospecto: Ousmane Dieng

21 de junho de 2022

(Por Jefferson Castanheira)

Atleta: Ousmane Dieng

País: França

Data de nascimento: 21 de maio de 2003 (19 anos)

Altura: 2.08m

Peso: 94kg

Envergadura: 2.16m

Posição: Ala

Time: New Zealand Breakers

Uma jóia bruta vinda da França que precisa de muita lapidação, mas tem boa entrega física. Natural da cidade de Villeneuve, na França, o ala Ousmane Dieng disputou, desde sua infância, alguns campeonatos regionais de basquete, até chegar ao topo de uma das principais academias de basquete do país, a INSEP Academy, em Paris, onde inclusive concluiu o ensino médio. Após a passagem pelas escolas francesas, a entrada em 2019 na liga NM1 (a principal liga de basquete francês) onde jogou 2 temporadas pelo Pôle France, antes de ser levado para a Nova Zelândia, e ter feito parte do time New Zealand Breakers na NBL.

Ousmane Dieng já tem também experiência em competições internacionais, atuando pela França em campeonatos com limite de idade (Sub-17 e 19) antes de decidir de vez se iria para a NBA e tentaria alguma vaga pelo Draft. O ala fechou a última temporada jogada com 8,9 pontos, 3,1 rebotes, 1,0 assistências, 0,6 roubos de bola, 0,3 tocos, 1,4 turnovers, 39,8% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 27,1% nas bolas de três pontos (com 4,1 tentativas por jogo).

Dieng é uma peça física que destoa muito dos adversários nas ligas que já jogou, mas com certeza sofreria na NBA pois este patamar físico ainda precisa ser aprimorado, apesar da dominância passada em outras ligas da carreira. O ala é versátil, rápido, pensa muito bem com a bola. Ele tanto pode subir pra ala-pivô ou até mesmo pivô devido seu porte e envergadura quanto também pode ir pra ala-armador e até atuar na armação de um time em algumas chamadas. Suas passadas precisas e boa transição de costa a costa na quadra demarcam um jogador que sabe se posicionar bem sem a bola, mas que precisa se aprimorar com ela no ataque, quando a decisão vem de si mesmo. É um jogador muito calmo, mas que também se isola em quadra em momentos que poderia chamar mais a responsabilidade.

Opinião do Colunista:

Ousmane Dieng é um jogador cru. Possui entrega física e precisa muito melhorar esses atributos (principalmente na força, no post e em pick and roll) para durar na NBA. Precisaria talvez de uma temporada na G-League ou mais, até lapidar estes quesitos, estando muito longe de ser um jogador que conseguiria uma minutagem honesta para seu nível na liga. Defensivamente, o ala francês pode se tornar um carrapato, realmente incomoda o adversário e o conduz para o erro, mas isso é visualizado de maneira mais comedida, pois jogadores mais experientes certamente saberiam se livrar de Dieng. De toda forma, o jogador ainda tem um grande potencial, e pode ser usado em rotações por qualquer time da NBA se continuar trabalhando fisicamente e aprimorando estes quesitos citados.