Conteúdo

Nadal bate Ruud com facilidade e conquista seu 14º título de Roland Garros

5 de junho de 2022

(por Mattheus Prudente)

Neste domingo (5), aconteceu a final masculina de Roland Garros, e Rafael Nadal venceu Casper Ruud em três sets para conquistar o título. Nadal venceu com certa facilidade contra um Ruud que não tinha respostas para os seus golpes, e se viu cada vez mais empurrado no jogo, até um momento onde perdeu 11 games seguidos e a final. Esse foi o 14º título de Nadal em Roland Garros, o 22º no geral e o segundo no ano. 

Nadal começou o jogo dominante, partindo para cima de Ruud e logo abrindo uma quebra de vantagem no primeiro set. O norueguês até tentou reagir, contando com uma oscilação de Nadal no jogo, que fez duas duplas faltas para ser quebrado no game seguinte. O espanhol, por sua vez, se recuperou para devolver a quebra imediatamente e retomar a sua vantagem. 

Daí em diante, o que se viu foi um Nadal muito menos agressivo do que o início da partida, se aproveitando dos erros de Ruud enquanto apenas colocava a bola na quadra. Com isso, o toro miúra logo conseguiu fechar o set em 6/3. 

Ruud voltou totalmente diferente no segundo set, e começou a causar problemas contra Nadal, que baixou um pouco o seu ritmo e estava cometendo muitos erros. Vivendo o seu melhor momento no jogo, o norueguês abriu uma vantagem de 3 a 1, mas a quebra que ele conseguiu em Nadal seria o último game que ele venceria no confronto. 

Nadal não só conseguiu voltar no set, como não deu nenhuma chance para Ruud, que sofria com os seguidos ataques do espanhol no seu backhand. Com isso, Nadal continuava a sua atuação dominante, e fechou o set em mais um 6/3. 

Cabisbaixo, Ruud parecia entregue no começo do terceiro set, enquanto Nadal distribuía as bolas muito bem e tomava o total controle da partida. O norueguês não tinha mais respostas para Nadal nem em seus games de saque, e logo se viu em um grande buraco. Rafa, por sua vez, mão tinha nada a ver com isso, e fechou o jogo com um sonoro 6/0 no terceiro set para conquistar o título. 

FT: Rafael Nadal 3-0 Casper Ruud (6/3;6/3;6/0)