Conteúdo

Na bacia das almas! Barcelona vence Betis com golaço no último minuto e garante vaga na Champions League

7 de maio de 2022

(por Matheus Correia)

Na tarde deste sábado, o Barcelona foi até o Benito Villamarin para enfrentar o Betis, em partida válida pela 35ª rodada da La Liga. A equipe blaugrana precisava da vitória para confirmar a vaga na Champions League, mas do outro lado, está o atual 5º colocado do campeonato, que também briga pela classificação direta ao torneio. E em um confronto de bastante equilíbrio, o Barça saiu com a vitória com um golaço de Jordi Alba na bacia das almas.

O início do primeiro tempo foi de muita intensidade e equilíbrio em campo. O Barcelona tentava criar jogadas através de toques curtos e rápidos, mas falhavam na definição quando a posse chegava no último terço. Já o Betis apostava em contra-ataques, com um jogo mais direto e vertical. 

A primeira boa chance do confronto foi aos 19 minutos - Ronald Araújo aproveitou o escanteio cobrado por Depay com um belo cabeceio, exigindo um milagre do goleiro Rui Silva, que entrou em campo minutos antes do lance, substituindo o lesionado Claudio Bravo.

O Betis criou sua primeira oportunidade de perigo aos 27 minutos. Guardado alçou a bola na área e Canales dominou - o camisa 10 prendeu a bola e rolou para Guido Rodríguez, que finalizou e acertou a trave do goleiro Neto. 

A primeira etapa foi justa e disputada, algo que já era de se esperar pelo nível das duas equipes. E para alegria do espectador, o segundo tempo conseguiu ser ainda mais interessante.

O Barcelona passou a apostar mais na velocidade de seu ataque, e dominou as ações na reta inicial dos últimos 45 minutos. Dembelé teve uma boa chance após arrancar pela direita e vencer a marcação de dois defensores, mas finalizou no lado de fora da rede.

O time de Pellegrini também conseguia criar jogadas de transição em velocidade, mas tiveram dificuldade em vencer a excelente marcação de Ronald Araújo, que demonstrou uma excelente capacidade de recomposição.

Em uma jogada de rara felicidade, Juanmi conseguiu vencer o defensor uruguaio e saiu na frente em um cruzamento de Alex Moreno. O meia do Betis finalizou, mas Neto fez uma defesaça e impediu o primeiro gol da partida.

Aos 72 minutos, a equipe catalã desperdiçou uma boa oportunidade com Ferrán Torres, que tabelou com Aubameyang na grande área e saiu cara a cara com o gol. O espanhol chutou em cima de Rui, que estava bem posicionado e mandou a bola para escanteio.

Enfatizando o jogo em velocidade, Xavi promoveu as entradas de Ansu Fati e Adama Traoré em campo. E o efeito surtiu em um pouquíssimo tempo: aos 76 minutos, Fati aproveitou uma falha inacreditável de marcação e recebeu a bola sozinho na meia lua, após um bom lançamento de Alba. O camisa 10 do Barça chutou mascado, e a trajetória da bola enganou totalmente o goleiro. 1 a 0 para os culés.

Apenas dois minutos depois, Fekir cobrou falta na área e Marc Bartra acertou um belo cabeceio, sem chance de defesa para Neto, deixando tudo igual para os mandantes. O Betis ficou muito próximo da virada aos 82 minutos, novamente na bola parada. Fekir cobrou escanteio e o zagueiro Pezzella cabeceou, com a bola tirando tinta da trave.

O Barça partiu para a pressão nos minutos finais e no último minuto dos acréscimos, Dani Alves alçou um belo arco em direção à grande área, e Jordi Alba apareceu na segunda trave para acertar um chute espetacular no ângulo, carimbando a vaga do Barcelona na Champions com um verdadeiro golaço.

Resultado: Betis 1 - 2 Barcelona

Um belíssimo jogo no Benito Villamarin, disputado e intenso, com um desfecho espetacular para quem acompanhou o confronto. O golaço de Alba coroa o ótimo início de Xavi Hernández como técnico do Barça, que conseguiu atingir um bom desempenho nesta temporada mesmo com o processo de reconstrução em andamento.

O Betis vê sua situação se complicar - a equipe de Pellegrini segue com três pontos a menos que o quarto colocado Atlético de Madrid, que possui um jogo a menos.