e1778dvwuac33rd
Automobilismo

Mônaco – O melhor treino de classificação da temporada até agora; Confira os detalhes

(por Bruno Braz) O treino de classificação foi quente em Mônaco. O Q1 já começou com um “acorda geral” dado por Valtteri Bottas para as Ferraris e Red Bulls: melhor tempo do final de semana até então, com 1:10.9. A Mercedes não tinha liderado nenhuma sessão durante o final de semana. Estariam escondendo o jogo? Hamilton não conseguiu acompanhar, fechando o Q1 em sétimo lugar.Destaques positivos para Norris, fechando em quarto, e Gasly, em sexto, os únicos a se meterem entre Mercedes, Ferraris e Red Bulls. Estão guiando fino mesmo. Outro bom nome do final de semana, Giovinazzi fechou o Q1 em nono, à frente de Kimi. Ocon também foi bem, fechando em décimo, levando a Alpine nas costas, diferente de Alonso, que foi eliminado no Q1, junto de Tsunoda, Latifi e Mazepin. Schumacher não participou. Destruiu seu carro no treino livre 3, que aconteceu 1 hora antes do treino de classificação. Ricciardo, mal no final de semana, passou em décimo primeiro, bem atrás de Norris. Vettel fechou em décimo quinto, no corte, duas posições atrás de Stroll. Perez terminou em oitavo, já devendo saber da confusão na casa de seus pais, no México, com uma tentativa de assalto.O Q2 começou com um “toma de volta”, dado por Sainz, com 1:10.8, marcando o melhor tempo do final de semana até então. Só que aí, Max subiu a aposta e colocou 1:10.6 na mesa. Com 7 minutos para o fim, a ordem era: Verstappen, Sainz, Leclerc, Norris, Bottas, Hamilton, Perez, Vettel, Gasly, Ricciardo, Giovinazzi, Stroll, Ocon, Raikkonen e Russell. Mercedes, sabemos que tem o modo festa no motor. Honda, parece que fez o seu. A Ferrari tem? Veríamos já, já.Com dois minutos para o fim, seguíamos com o Q2 sem alterações. Faltando um minuto para o fim, Hamilton até melhorou seu tempo, mas seguia em sexto, 0.466 atrás do Verstappen e quase dois décimos atrás de Bottas. Não estava se achando. Final de semana, até então, atípico do heptacampeão. Nos instantes finais, Leclerc aumenta a aposta: 1:10.597, assumindo a primeira posição. Bottas também melhora, ficando em terceiro, apenas 0.098 atrás de Leclerc, com Max entre eles, há míseros 0.053 de Leclerc.No fim, tivemos: Leclerc, Verstappen, Bottas, Sainz, Perez, Norris, Hamilton, Gasly, Vettel e Giovinazzi no grupo dos 10 primeiros. Eliminados? Ocon, Ricciardo, Stroll, Raikkonen e Russell.Destaques positivos, novamente, Norris, Gasly e Giovinazzi, com Vettel chegando ao Q3, começando a dominar Stroll. Destaques negativos? Ricciardo, sem dúvida. Não apareceu no final de semana. Raikkonen também, perdendo mais uma para Giovinazzi. Hamilton também, fora do seu padrão. Será que daria um All-In no Q3?O Q3 começou com Verstappen melhorando ainda mais: 1:10.5. Bottas aparecia 0.060 atrás. O treino seguia apertado e aberto. Com 7 minutos para o fim, apreciávamos um show! Leclerc com 1:10.3! Depois, Verstappen, Bottas e Sainz, com tempos praticamente iguais. Norris seguia bem.Com cinco minutos para o fim, naquela pausa para novos pneus, tínhamos: Leclerc, Verstappen, Bottas, Sainz, Norris, Gasly, Hamilton, Vettel, Perez e Giovinazzi. Era a tentativa derradeira de todos. Seria no limite.Perez, na primeira tentativa, não conseguiu. Veio mordendo zebras e balançando, além de ser atrapalhado na última curva por um engarrafamento envolvendo outros três carros. Quando estávamos na expectativa de um final com as voltas derradeiras de todos, a surpresa: Leclerc bate. Tudo abortado. Quem tinha tempo, tinha. Sua batida, faltando um minuto para o fim, acabou garantindo sua própria pole. Ficou uma sensação estranha, mas que não apaga o ótimo treino classificatório que tivemos.No fim, os 10 primeiros, na ordem, foram: Leclerc, Verstappen, Bottas, Sainz, Norris, Gasly, Hamilton, Vettel, Perez e Giovinazzi.Até agora, o melhor treino classificatório do ano. Muitas opções, tudo muito apertado e disputado, com três times muito próximos. Do 2º ao 5º, 0:014 de diferença!Vamos esperar agora, a corrida. Não deve ser a mesma emoção que o treino de classificação, mas torço muito para que sim, afinal, é o que queremos: disputa apertada e combate aberto entre os pilotos.Abraços e até amanhã!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *