Conteúdo

MLB celebra Jackie Robinson Day nesta sexta-feira

15 de abril de 2022

(Por Diego Dias)

Nesta sexta-feira (15) a MLB celebra o Jackie Robinson Day. A data marca o dia da estreia de Jackie Robinson, o primeiro negro a jogar na MLB, em 1947 e é celebrada anualmente desde 2004.

Tradicionalmente, todos os jogadores da MLB utilizam o número 42 nas costas em homenagem a Jackie nos dias 15 de abril. Mas neste ano o número será no estilo e cores dos usados pelo Los Angeles Dodgers, independentemente das combinações das demais equipes, em razão dos 75 anos da primeira partida de Robinson pelo então Brooklyn Dodgers.

O número 42 está originalmente aposentado pela MLB desde 1997.

Outras homenagens estão programadas para acontecer. Em Nova York, a famosa 42nd Street será temporariamente rebatizada como Jackie Robinson Street e em Los Angeles Rachel Robinson, viúva de Jackie, estará presente no Dodgers Stadium assistindo a partida contra o Cincinnati Reds. O time dos Dodgers fará tributos à estátua de Jackie, localizada próxima ao campo externo, antes do at-bat inicial.

Robinson nasceu em 1919 e jogou futebol americano universitário antes de ingressar no baseball e disputar as Negro Leagues em 1945 pelo Kansas City Monarchs para, dois anos depois, assinar com Brooklyn e estrear na MLB. Jackie ficou nos Dodgers por nove temporadas antes de se aposentar em 1956. Ele faleceu em outubro de 1972.