Conteúdo

Mexicano Pato O’Ward brilha e conquista sua primeira vitória na Fórmula Indy

2 de maio de 2021

(por Jefferson Castanheira)
 

Lá vem o Pato! O mexicano Patricio O’Ward (ou Pato O’Ward), de apenas 21 anos, venceu sua primeira corrida na Fórmula Indy, na quarta etapa do campeonato de 2021 no oval do Texas. Com a conquista, Pato sagrou-se o primeiro mexicano desde Adrian Fernandez a vencer na categoria, desde 2004. O piloto da Arrow McLaren também fez a equipe inglesa vencer sua primeira corrida na Indy desde 1979, com Johnny Rutherford. 

A vitória veio de modo explosivo, nas últimas 50 voltas. Afinal, a prova foi realmente marcada por um acidente logo na largada: Pietro Fittipaldi tocou em Sebastian Bourdais e ocasionou uma reação em cadeia que gerou um Big One digno da NASCAR, envolvendo e eliminando ainda Conor Daly (que ficou de ponta cabeça), Alexander Rossi, Ed Jones e Dalton Kellett. Tony Kanaan também sofreu danos com a batida massiva e teve de arrumar a suspensão, ficando três voltas atrás do líder. 

Com a bandeira verde rolando, Scott Dixon tomou a ponta e liderou boa parte da corrida (163 voltas das 248 programadas), mas foi surpreendido por Graham Rahal e também Josef Newgarden. Com 50 voltas para o fim, o último pitstop foi realizado e as equipes Penske e Chip Ganassi utilizaram uma estratégia mais conservadora em consumo de combustível, o que fez Pato O’Ward e sua Arrow McLaren voarem para cima dos adversários e deixar o até então líder Josef Newgarden para trás em uma ultrapassagem sensacional, com 20 voltas para o fim. O’Ward liderou até o fim após tomar a ponta e venceu a corrida. Newgarden foi o 2º, seguido de Rahal, Dixon e Colton Herta fechando o Top 5. Tony Kanaan fez corrida de recuperação e chegou em 15º. 

Com a vitória, Pato O’Ward agora é o vice-líder do campeonato, atrás apenas de Scott Dixon, líder da temporada. Aliás, com a sua primeira conquista em uma categoria da ponta, Pato vai testar a McLaren da Fórmula 1, conforme aposta que ele fez com Zak Brown, diretor da equipe inglesa. O teste acontecerá em Abu Dhabi no fim do ano.

O mês de maio restante será todo dedicado a Indianapolis. No dia 15 de maio, acontecerá o GP de Indianapolis no traçado misto do circuito, enquanto no dia 30 acontecerá a 105ª Indy 500.