Conteúdo

(por Leandro Chagas)

Mesmo sem entrar em ação no UFC Vegas 27, evento realizado no último sábado (22), José Aldo Júnior acabou tendo motivos para comemorar. Com a derrota de Cody Garbrandt para Rob Font na luta principal do show, o brasileiro ganhou uma posição no ranking dos galos do Ultimate, com a atualização realizada na última terça-feira (25). 

Tal mudança se deu porque Garbrandt, até então quarto colocado, acabou caindo para quinto, mudando de lugar com Aldo, que com isso assumiu o lugar do norte-americano. 

Ex-campeão peso-pena, José estreou na divisão de baixo em 2019, quando acabou sendo derrotado pelo também brasileiro Marlon Moraes. Mesmo com o revés, o manauara conseguiu uma chance de disputar o cinturão divisão, em 2020. Na ocasião, acabou sendo nocauteado pelo russo Petr Yan. 

Sua única vitória no novo peso foi em dezembro do ano passado, quando derrotou por decisão unânime o equatoriano Marlon Vera. Essa foi a última apresentação de Aldo, que tem compromisso marcado para o UFC 265, que acontecerá no dia 7 de agosto, em local a ser definido. No evento, ele enfrentará o paulista Pedro Munhoz, número oito da categoria. 

Outras mudanças nos rankings após o UFC Vegas 27

Com uma vitória dominante contra Yan Xiaonan, Carla Esparza subiu uma posição na divisão peso-palha. A ex-campeão subiu uma posição, se tornando a terceira colocada, antiga posição de sua adversária, que com a derrota caiu para quarto lugar.

As brasileiras Marina Rodriguez e Mackenzie Dern, que devem se enfrentar, trocaram de lugar. A gaúcha agora é a quinta da divisão, enquanto a multicampeã de jiu-jitsu desceu para a posição seis. 

Algumas mudanças significantes ocorreram também no ranking peso-por-peso. Esparza "pegou o elevador" e subiu quatro colocações, assumindo a nona colocação. Derrotada por Carla, Xiaonan desceu duas posições, ficando em 13°. Aspen Ladd e Cláudia Gadelha também caíram na tabela. A estadunidense é agora a 11ª, enquanto a brasileira é a 15ª.

Entre os homens, após o anúncio da aposentadoria de Paul Felder, a categoria dos leves teve modificações. Curiosamente, o veterano não teve seu nome retirado da lista, mas saiu da nona para a 11ª posição, abrindo uma vaga no top 10 do ranking até 70kg. Com isso Islam Makhachev e Gregor Gillespie ganharam uma posição no ranking da categoria, subindo respectivamente para nono e décimo lugar.

Com a vitória diante de Edmen Shahbazyan, Jack Hermansson ganhou uma posição entre os pesos-médios. Após retomar o caminho das vitórias, o sueco trocou de posição com Darren Till, saindo do sétimo para o sexto lugar na tabela de visão até 84kg. 

Veja abaixo todos os rankings atualizados: