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Automobilismo

Mercedes compara porpoising com as concussões da NFL: “a FIA não pode ignorar os riscos”

(por Mattheus Prudente)Com a chegada de novas medidas contra o porpoising, mais uma vez vem o questionamento sobre essas medidas e se são mesmo uma questão de segurança. Para Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, o porpoising é comparável com as concussões da NFL, e alerta que a FIA não pode ignorar os riscos. “É muito simples. Nós sempre dissemos que podemos fazer nada ou fazer a coisa certa. Nós e a FIA temos análises médicas que falam que frequências de um ou dois hertz em minutos seguidos podem levar a danos no cérebro no futuro. Com o porpoising, temos seis a sete hertz em várias horas. A FIA não tem opção, ela precisa fazer algo, e eu acho que a ação das equipes nisso é irrelevante, tanto a favor quanto contra. É uma questão médica que precisa ser respondida, e essas análises são a realidade e são fatos. Eu não acho que a FIA deixaria ser manipulada em qualquer direção. Os pilotos falaram sobre isso. Os especialistas competentes e médicos foram consultados, e o resultado não é bom para o futuro. A FIA não pode arriscar ter uma situação parecida com a NFL.” Disse Wolff. A FIA vai implantar, a partir do GP da Bélgica, um limite de até onde os carros podem quicar, e as equipes terão que levantar os seus carros para chegar nesse limite, perdendo um pouco de performance. Além disso, a partir de 2023, a FIA enviou uma nova regulamentação para o conselho mundial de automobilismo, que vai ter a questão do porpoising como algo importante. Apesar de todas as questões colocadas pela Mercedes, outras equipes, como a Red Bull, afirmam que o porpoising pode ser resolvido de outras formas, já que nem todos os carros do grid sofrem com esse problema. Recentemente, o chefe de equipe da RBR, Christian Horner, disse que as novas regulamentações “favorecem uma certa equipe”, mandando uma indireta para a Mercedes. Em Baku, Lewis Hamilton foi muito vocal ao reclamar dos efeitos do porpoising em seu corpo. Depois da corrida, ele teve dificuldades em sair do carro por conta das dores nas costas. Além dele, o seu companheiro de equipe George Russell e Pierre Gasly, da AlphaTauri, também reclamaram do porpoising. 

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