Conteúdo

Memphis Grizzlies vencem os Nets, Warriors vencem mesmo com atuação mediana de Curry, Kuzma ‘clutch’ na vitória dos Wizards e muito mais da segunda-feira de NBA

4 de janeiro de 2022

(por Daniel Morales)

O primeiro dia útil de 2022 foi de dez jogos da NBA. Destaque para baita vitória do Memphis Grizzlies sobre o Brooklyn Nets fora de casa, Warriors batem o Heat mesmo com Curry tendo uma partida mediana, triplo-duplo de Embiid, Trae Young com atuação de MVP em derrota dos Hawks, entre outras coisas. Confira como foi a segunda-feira (3) de NBA.

Triplo-duplo de Joel Embiid em vitória do 76ers

Para começar o giro da segunda-feira de NBA vamos primeiro até a cidade berço da independência dos Estados Unidos, a Philadelphia, onde o 76ers bateu o Houston Rockets. Com destaque para o triplo-duplo de Joel Embiid, que anotou 31 pts, 15 rebs e 10 asts, para liderar o time de Doc Rivers a mais uma vitória nesta temporada.

Outro que se destacou no triunfo de Philadelphia foi o turco Furkan Korkmaz, que anotou um duplo-duplo de 24 pts e 11 rebs. Pelo lado dos foguetes, Garrison Mathews, com 23 pts, foi o principal nome do time visitante.

Kyle Kuzma ‘clutch’ para dar a vitória para os Wizards

Da Philadelphia nós vamos para a capital americana Washington, onde os Wizards, em um grande jogo, bateram o Charlotte Hornets por vantagem de uma posse. Os donos da casa até começaram melhores, mas os Hornets, liderados por Gordon Hayward, Terry Rozier e LaMelo Ball, reagiram, viraram e foram para o intervalo na liderança do marcador.

Entretanto, para o azar dos Hornets, Bradley Beal e Kyle Kuzma estavam inspirados. A dupla de Washington combinou para 71 pts e lideraram a grande virada dos donos da casa no último quarto, com Kuzma sendo decisivo nos minutos finais. Grande vitória do Washington Wizards que teve a graça de ter dois jogadores com mais de 30 pts na partida para buscar uma baita virada e vencer a partida.

Ja Morant quebra a ‘panela’ em Nova Iorque

Agora em Nova Iorque, mais precisamente no bairro do Brooklyn, onde os Nets, da dupla James Harden e Kevin Durant, receberam o Memphis Grizzlies, da dupla Ja Morant e Desmond Bane.

E melhor para os visitantes, que contaram com uma grande partida do seu principal jogador, Ja Morant, que anotou 36 pts sendo o grande cestinha da partida, para levar Memphis a uma vitória enorme fora de casa contra o principal time da Conferência Leste. Morant, como um ótimo armador, também foi importante nas assistências, foram oito na peleja da noite de segunda-feira. Pelos Nets, Durant foi o principal destaque com 26 pts.

Bulls passam sufoco, mas vencem o Orlando Magic

Em Chicago, no United Center, os Bulls receberam os jovens do Orlando Magic e não tiveram vida fácil para bater Franz Wagner e companhia. Por sinal, o calouro alemão do Magic teve mais uma grande partida com 22 pontos. Outro destaque do Magic foi Wendell Carter Jr em noite de duplo-duplo: 21 pts e 10 rebs.

Porém, a vitória ficou mesmo em Chicago. O time de Billy Donovan contou com grande partida da dupla Lavine e DeRozan, que combinaram para 56 pts e lideraram mais uma vitória do Chicago Bulls. Nikola Vucevic, em mais uma noite de duplo-duplo (13 pts e 17 rebs), também foi outro que teve grande papel no triunfo de Chicago.

Zebra no Wisconsin!

No Fiserv Forum, em Milwaukee, os Bucks receberam o Detroit Pistons e, mesmo com Giannis Antetokounmpo anotando duplo-duplo 31 pts e 10 rebs, os Bucks perderam para Detroit, que contaram com uma grande partida de Saddiq Bey (34 pts). A primeira escolha do último draft, Cade Cunningham, também teve um grande jogo, com 19 pts e sete asts. Vitória enorme dos Pistons fora de casa.

Jazz vencem os Pelicans em Nova Orleans

O Utah Jazz foi até Nova Orleans e bateu os Pelicans, com destaque para Donovan Mitchell e Rudy Gobert. O armador foi o cestinha da partida com 29 pts, e já o pivô francês anotou um duplo-duplo (10 pts e 17 rebs). Pelo lado do time da casa, Jonas Valanciunas foi o principal nome com 25 pts.

Luka Doncic vence duelo contra Jokic

Em Dallas, no estado do Texas, no ginásio American Airlines Center, os Mavericks fizeram bom proveito do mando de quadra e bateram a franquia do Colorado com grande jogo de Doncic, que anotou 21 pts e 15 asts. Duplo-duplo para o esloveno. Nikola Jokic foi o destaque solitário de Denver e, também, anotou duplo-duplo: 27 pts (o cestinha da peleja) e 16 rebs. Grande vitória dos MAVS!

Hawks perdem para os Blazers mesmo com atuação de gala de Trae Young

No Moda Center, os Blazers venceram o Hawks mesmo em noite de gala de Trae Young, que anotou 56 pts e 14 asts na peleja. Mesmo sem Lillard e CJ McCollum, os Blazers contaram com uma boa partida feita pelo armador Anfernee Simons, que anotou 43 pts na partida. Vitória maiúscula do Portland Trail Blazers que conseguiu superar o Atlanta Hawks, mesmo em noite de gala de Trae Young.

Curry tem desempenho ‘mortal’ e Warriors vencem os Heats

Em San Francisco, no Chase Center, os Warriors bateram o Miami Heat, mesmo com Stephen Curry não estando em uma noite “divina”. Com o camisa #30 fazendo um jogo bem mediano, o destaque principal do GSW foi Jordan Poole, que anotou 32 pts na noite mesmo vindo do banco.

Draymond Green e Andrew Wiggins foram outros nomes que se destacaram na vitória do time da Califórnia sobre o Heat, que teve Jimmy Butler com 22 pts; entretanto o craque de Miami saiu machucado da partida no terceiro quarto. Importante triunfo dos Warriors, que mostraram a força de seu plantel ao bater um forte adversário, mesmo em um dia não tão bom de sua principal estrela.

Desfalcado, os Timberwolves derrotaram os Clippers em Los Angeles

Para encerrar o giro da segunda-feira de NBA, o Minnesota Timberwolves bateu o Los Angeles Clippers no Staples Center, mesmo sem Karl-Anthony Towns e D’Angelo Russell. Minnesota contou com o grande desempenho de Anthony Edwards, que foi o cestinha da peleja com 28pts, e Patrick Beverley, que teve duplo-duplo (11 pts e 12 asts). Serge Ibaka foi o principal jogador dos Clippers na partida com 17 pts.

Destaques do dia:

Cestinha: Trae Young (56 pts);

Melhor jogador: Ja Morant (36 pts, seis rebs e oito asts);

Jogada decisiva: Bola de três de Kyle Kuzma para virar a partida para os Wizards, faltando um minuto e 10 segundos para o fim do jogo;

Melhor atuação coletiva: Utah Jazz;

Melhor Jogo: Charlotte Hornets x Washington Wizards;

Sinal verde: Memphis Grizzlies, que bateu os Nets e, hoje, está em quarto na Conferência Oeste;

Sinal amarelo: Denver Nuggets, que com a derrota para os Mavericks, viu o time do Texas encostar-se à quinta posição;

Sinal vermelho: Miami Heat, que perdeu para o GSW mesmo com Curry com uma atuação meia boca, e pode perder Jimmy Butler por lesão;

Menção honrosa: Trae Young, que fez uma partida espetacular apesar da derrota do Hawks: 56 pts, quatro rebs e 14 asts.

Resultados do dia:

Houston Rockets 113 x 133 Philadelphia 76ers
Charlotte Hornets 121 x 124 Washington Wizards
Memphis Grizzlies 118 x 104 Brooklyn Nets
Orlando Magic 98 x 104 Chicago Bulls
Detroit Pistons 115 x 106 Milwaukee Bucks
Utah Jazz 115 x 104 New Orleans Pelicans
Denver Nuggets 89 x 103 Dallas Mavericks
Miami Heat 108 x 115 Golden State Warriors
Atlanta Hawks 131 x 136 Portland Trail Blazers