Conteúdo

Medvedev domina, vence Tsitsipas e encara Nadal na final do Australian Open

28 de janeiro de 2022

(por Mattheus Prudente)

Nesta sexta-feira (28), aconteceram as semifinais masculinas do Australian Open, e, num duelo entre o número 2 contra o número 4, Daniil Medvedev levou a melhor contra Stefanos Tsitsipas por 3 sets a 1, chegando à final do primeiro Grand Slam do ano. Dominante, Medvedev foi muito forte em seu serviço, e isso foi importante para uma vitória que o credenciou para enfrentar Rafael Nadal pelo título em Melbourne.

O primeiro set trouxe os dois jogadores tendo grandes games de saque, não dando muitas chances para o adversário quebrar. Medvedev, no entanto, colocava muito mais pressão no serviço de Tsitsipas, e, apesar de não ter uma quebra, isso ficou ainda mais claro no tiebreak, quando, depois de sair perdendo, o russo reagiu para conseguir a vitória no set em 7/6.

Logo no primeiro serviço de Medvedev no segundo set, as coisas pareciam muito diferentes na postura de Tsitsipas, que tentava atacar mais na devolução, coisa que não havia feito no set anterior. Isso incomodou o russo, e deu a chance de seu adversário quebrá-lo e abrir uma vantagem cedo no set.

Mesmo assim, ele continuava colocando pressão no saque do grego, e devolveu a quebra pouco depois para empatar o set novamente. A alegria, no entanto, durou pouco, e o break point decisivo do set foi convertido por Tsitsipas, que garantiu o segundo set por 6/4.

As únicas quebras sofridas por Medvedev no jogo aconteceram no segundo, e ele voltaria a ser muito dominante no seu serviço no terceiro set, se ajustando ao novo estilo de devolução que Tsitsipas o impôs no período anterior. Mais uma vez, a quebra decisiva aconteceu no último game, mas dessa vez para o lado do russo, que fechou em 6/4.

O físico parece ter pesado para Tsitsipas no quarto set, e Medvedev, depois de perder um game no começo do set, não perdeu mais, e nadou de braçada para conquistar a vitória em quatro sets, depois de bater o grego em 6/1 no quarto.

FT: Stefanos Tsitsipas 1-3 Daniil Medvedev