Conteúdo

Major de CSGO chega na fase dos campeões, confira os classificados e análises dos confrontos

3 de novembro de 2021

(por Rodrigo Mota)

O Major de CS GO vem movimentando os espectadores do game mundo afora, e agora a competição começa a ficar ainda mais séria. A fase mata-mata, também conhecida como “Champions Stage”, inicia nesta quinta-feira (04/11) e além das equipes estarem entre as melhores do mundo na modalidade, os oito classificados para esta etapa também garantem vaga no próximo major, que será disputado em 2022. Confira abaixo os classificados e uma prévia dos confrontos.
 

Natus Vincere  x Team Vitality

Duas das equipes mais poderosas do mundo na atualidade do cenário, e além disso o duelo vai alinhar frente a frente os dois melhores jogadores dos últimos anos no confronto entre “s1mple” e “ZywOo”. A NaVi, que vive grande ano, em mais uma competição confirmou seu favoritismo. A equipe venceu com tranquilidade seus três confrontos até chegar nos playoffs e vem fazendo jus do porque muitos consideram o esquadrão como favorito. Do outro lado a Vitality vem de um torneio difícil, já classificada para a “Legends Stage” a equipe começou com duas derrotas que já mandaram o time para a berlinda. Na hora dos “vamos ver” a experiência contou e a equipe emplacou três vitórias diante de Evil Geniuses, Astralis e Entropiq em séries md3 para garantir sua classificação à fase mata-mata. Mesmo não tendo um campeonato muito sólido até aqui, o elenco francês ocupa a terceira colocação no ranking mundial e talvez o começo desastroso pode ter sido a oportunidade da equipe virar a chave e jogar seu melhor counter-strike, que irá precisar já que enfrenta os grandes favoritos da competição.


Gambit x FURIA

A última esperança brasileira na competição, a FURIA tem uma difícil missão ao tentar vencer os russos da Gambit. Os brasileiros se classificaram também diretamente a fase das lendas, e embora tenham começado tropeçando para a Astralis, a equipe conseguiu se recompor e venceu duas partidas (MOUZ e Team Liquid) e uma série md3 diante da Entropiq, com isso o único representante da região NA (América do Norte) chega como azarão já que é o mais mal ranqueado da fase (18 no ranking mundial) e vai em busca de fazer história e trazer o primeiro major para o brasil desde 2016. Para a Gambit o cenário é outro, mesmo fazendo campanha similar aos brasileiros, também perdendo apenas uma partida, a sensação é outra já que a equipe vive grande fase no ano de 2021. A equipe ocupou a primeira colocação no ranking mundial por boa parte do ano e já venceu grandes campeonatos neste ano, embora tenha tido um leve declínio nos últimos meses a equipe é apontada como uma das favoritas a levar o caneco.
 

G2 x NIP

Duas das organizações mais tradicionais do esporte eletrônico farão um confronto com momentos distintos de suas equipes de CSGO. De um lado a G2 chega para o confronto com muita moral, já que foi uma das duas equipes a se classificarem sem sofrer nenhuma derrota na fase de grupos. A equipe liderada pelo veterano “NiKo”, grande contratação da equipe em 2020, vem em busca de um título de expressão, já que a equipe acabou batendo na trave nos últimos anos, embora o ranking da equipe neste ano não tenha sido dos melhores, mecanicamente os jogadores individuais são formidáveis e com um bom início da competição pode ser o que faltava para os europeus finalmente desencanarem e vencer o seu tão sonhado título. Do lado Suéco da coisa, a Ninjas In Pyjamas não teve vida fácil no major. A equipe da casa abriu vencendo duas partidas, mas nas séries md3 perdeu as suas duas primeiras oportunidades de se classificar. Na terceira e última chance, a equipe fez uma partida de parar o coração do torcedor diante da modesta Copenhagen Flames, mas por fim venceu o duelo por 2x1 e garantiu sua vaga no mata-mata. Jogando diante do seu torcedor, a equipe que ocupa a segunda colocação do ranking mundial vai tentar mostrar o que vinha jogando nos últimos meses e buscar um título de expressão na modalidade que não vem desde 2017.
 

Virtus Pro x Heroic

As duas únicas equipes que vieram do “Challenger Stage” e que garantiram sua vaga nos playoffs irão se enfrentar. A Heroic se classificou com mais tranquilidade, os dinamarqueses abriram a fase das lendas com derrota para a NaVi, mas venceram os três confrontos seguintes diante de Vitality, Astralis e uma série md3 diante da Copenhagen Flames para se garantirem na fase dos campeões. A Heroic foi uma das equipes que se destacaram jogando online em 2020, já que os eventos presenciais foram cancelados devido a pandemia do COVID-19. Em 2021 com eventos presenciais o elenco apresentou um leve declínio mas conseguiu vencer a ESL Pro League que é um dos campeonatos mais tradicionais do cenário e vem com tudo em busca de mais um título para adicionar a sua coleção. Do lado da Virtus Pro a equipe chegou até a disputar a final do último Major em 2019 ainda representando a AVANGAR, mas desde então o esquadrão não conseguiu manter a constância. Em 2021 o time conseguiu voltar aos seus dias de glória, mas na competição atual a classificação foi suada. Os russos começaram vencendo a Vitality mas duas derrotas vieram na sequência para os conterrâneos da NaVI e Gambit. Depois a equipe só podia pensar em vitória e lutou arduamente, mas conseguiu vencer suas duas séries md3 diante da MOUZ e da FaZe para garantir sua vaga.
 

Todas as partidas do “Champions Stage” serão disputadas em formato md3. As quartas de final irão acontecer nos dias 4 e 5 de novembro, com NaVi x Vitality e FURIA x Gambit no primeiro dia e G2 x NIP e Virtus Pro x Heroic no segundo. A competição tem sua sequência no sábado (06/11) com as semi finais e a grande final no domingo (07/11). Os jogos podem ser acompanhados ao vivo pelos canais oficiais da competição PGL tanto na Twitch quanto no YouTube.