Conteúdo

Magic Johnson pede para NBA aposentar número 6 de Bill Russell

4 de agosto de 2022

(por Mattheus Prudente)

Várias homenagens foram feitas pelo falecimento de Bill Russell, um dos maiores da história da NBA, nesta semana. No entanto, Magic Johnson quer ir além, e usou suas redes sociais para pedir para que a Liga aposente o número 6 usado por Russell. Assim, nenhum jogador poderia mais utilizá-la. 

“O comissário Adam Silver e a NBA devia aposentar o número 6 na Liga inteira em homenagem ao legado de Bill Russell.” Disse Magic. 

Embora essa honraria nunca tenha sido dada para ninguém na NBA, a homenagem não é novidade nas Ligas americanas. A MLB aposentou o número 42 de Jackie Robinson 25 anos depois de sua morte, enquanto a NHL aposentou o número 99, usado por Wayne Gretzky, o maior de todos os tempos, ainda com o ídolo em vida. 

Destaca-se que a relação entre Russell e Robinson, por exemplo, era de grande amizade. Depois do falecimento de Robinson, a viúva do jogador pediu para que Bill ajudasse a carregar o seu caixão, já que Russell era seu atleta favorito. Ambos têm um legado além do esporte, e, como aconteceu na MLB, não é absurdo pensar em uma aposentadoria do número 6. 

Vários jogadores usam o número 6 na Liga, sendo o mais famoso deles LeBron James. LeBron usou o número 6 durante os seus títulos com o Miami Heat antes de voltar com o seu tradicional 23, onde passou a sua carreira com o Cleveland Cavaliers e o começo com o Los Angeles Lakers. Ele retornou para o 6 na temporada passada.