Conteúdo

Leclerc faz grande volta no final, supera Verstappen e consegue a pole do GP da Espanha

21 de maio de 2022

(por Mattheus Prudente)

No treino de classificação do GP da Espanha, a pole position ficou com o atual líder do campeonato de pilotos Charles Leclerc, que conseguiu uma grande última volta no Q3 para superar seu grande rival na temporada Max Verstappen, que teve problemas com a potência no final do quali,, mas conseguiu ficar em segundo. Dono da casa, Carlos Sainz ficou em terceiro. 

Desde o começo da classificação, a Ferrari mostrava um impressionante domínio, colocando os dois carros com boa vantagem em cima de Verstappen. Surpresa do fim de semana, a Mercedes também se mostrava forte, colocando dois carros no top 5. 

Mais atrás, havia uma disputa forte entre McLaren, AlphaTauri, Haas e Alpine para tentar colocar os carros no Q2, e acabou sobrando para o dono da casa Fernando Alonso, que não conseguiu uma volta boa e ficou em 17º. Antes dele, outro campeão do mundo, Sebastian Vettel, também ficou de fora cedo no quali. Lance Stroll, Alex Albon e Nicholas Latifi completaram a turma dos eliminados. 

O Q2 trouxe um pouco mais de emoção para a disputa pela liderança, já que a Mercedes logo se colocou nas primeiras posições, com George Russell fazendo o melhor tempo do fim de semana até então. A falta de resposta da Ferrari fez questionar sobre a atual líder do campeonato de construtores no momento. 

No entanto, o reinado da Mercedes durou pouco, já que foram superados por Sainz e Verstappen. Na disputa pelo Q3, a AlphaTauri ficou totalmente para trás, com os dois carros passando longe de passar. Lando Norris, que estava em risco,conseguiu uma volta que o colocou em sétimo, mas teve esse tempo deletado por conta dos limites de pista, e acabou eliminado. 

Além deles, Esteban Ocon e Zhou Guanyu também foram eliminados. 

A Mercedes também se mostrou rápida na última parte do treino, mas a Ferrari e a Red Bull reafirmaram o seu domínio, com Verstappen se colocando em primeiro e sainz em segundo. Leclerc, por sua vez, acabou errando a sua primeira volta, que provavelmente o colocaria entre os três primeiros. 

Todos retornaram para uma segunda volta pela pole position, e Leclerc se destacou nessa situação, fazendo um tempo impressionante em cima de Verstappen e assumindo a primeira posição. O atual campeão do mundo, por sua vez, teve problemas com o seu motor, e não conseguiu completar a volta. Sainz terminou em terceiro na sua corrida de casa.