Conteúdo

Lakers se complicam no retorno de AD e LeBron, Grizzlies derrotam Suns sem Ja Morant e Convington explode para 43 pontos; Confira como foi a rodada da NBA desta sexta (1)

2 de abril de 2022

(por Matheus Correia)

Com o fim da temporada regular se aproximando, a rodada desta sexta-feira (1) na NBA ficou marcada pela disputa intensa por vagas no play-in, com destaque para o Lakers perdendo no retorno de AD e LeBron. Além disso, tivemos RoCo em noite de MVP, Memphis vencendo Suns sem Ja Morant, e mais. Confira os resultados e análise dos confrontos:

Covington MVP?

Os Bucks, sem Giannis Antetokounmpo, Jrue Holiday e Khris Middleton em quadra, sofreram uma derrota HUMILHANTE contra o Los Angeles Clippers dentro de casa. A equipe de Milwaukee levou 153 (!!!) pontos nas costas no que foi a melhor noite da carreira de Robert Covington. O ala anotou 43 pontos (career-high) e 8 rebotes, com um aproveitamento de 63% nos arremessos de quadra e 11 de 18 bolas de três pontos convertidas. Importante ressaltar que os Clippers também estavam extremamente desfalcados (Paul George, Kawhi Leonard, Norman Powell, Reggie Jackson, e por aí vai...).

Resultado: Milwaukee Bucks 119 - 153 Los Angeles Clippers

Batalha intensa pelo play-in

O San Antonio Spurs conseguiu uma importantíssima vitória em meio à disputa pelo play-in contra os Lakers. Mesmo sem Dejounte Murray, a equipe texana derrotou os Blazers com certa facilidade, em uma ótima noite no ataque. Não há muito o que se destacar em relação ao time à la "G-League" da franquia de Portland, exceto o fato de que o brasileiro Didi Louzada realizou sua segunda partida na equipe. Entretanto, ele não foi muito bem: anotou apenas três pontos em 16 minutos em quadra. Com a vitória, os Spurs conseguiram um bom fôlego na manutenção da 10ª posição, que dá a classificação ao play-in.

Resultado: San Antonio Spurs 130 - 111 Portland Trail Blazers

E do outro lado, o 11º colocado Los Angeles Lakers precisava vencer os Pelicans a qualquer custo para se manter vivo na disputa por uma vaguinha na pós-temporada. E adivinha só? Não conseguiu. Mesmo com o retorno de Anthony Davis e LeBron James no quinteto titular, a equipe de Frank Vogel não conseguiu superar NOLA. O embate em si foi bastante equilibrado, mas LA iniciou muito bem o último período e parecia que iria conseguir emplacar uma boa vantagem no placar para conquistar a vitória. No entanto, Jonas Valanciunas tinha outros planos. O pivô já tinha sido clutch contra os Lakers na rodada da última semana, e agora, repetiu o feito ao anotar sete pontos na reta final do confronto, virar o placar e dar a vitória à New Orleans. O resultado deixa LA estacionado na 11ª colocação, com uma vitória a menos que os Spurs. O triunfo foi bastante importante para os Pelicans, que praticamente assegura a 9ª colocação da franquia no oeste. 

Resultado: LA Lakers 111 - 114 New Orleans Pelicans

Play-in é o escambau

Enquanto uns se degladiam por uma vaguinha no play-in, outros disputam por uma classificação direta para a pós-temporada. É o caso de Minnesota Timberwolves (7º) e Denver Nuggets (6º). Restam poucos jogos para os Wolves tentarem ultrapassar Denver na tabela, já que a equipe se encontra com duas vitórias a menos. Mas no duelo direto, a franquia de Karl-Anthony Towns mostrou que continua firme e forte nesta missão. Em um jogão de basquete, Minnesota derrotou os Nuggets em mais uma excelente batalha entre KAT e Jokic. O pivô dos Wolves anotou 32 pontos e 9 rebotes, enquanto o sérvio ficou próximo de um triplo-duplo com 38 pontos, 19 rebotes e 8 assistências. O confronto foi decidido na incapacidade de Denver no perímetro, com Monte Morris sendo o único a se destacar na equipe nos arremessos de três pontos. Minnesota se sobressaiu nesse setor com 19 de 40 arremessos do perímetro convertidos. 

Resultado: Denver Nuggets 130 - 136 Minnesota Timberwolves

Equipes em alta

Memphis mais uma vez mostrou que não depende de Ja Morant e conquistou uma vitória maiúscula contra o Phoenix Suns. Em uma partida com clima de playoffs, os Grizzlies fizeram um jogo de muita velocidade e foram excelentes defensivamente, forçando os Suns ao erro a todo momento. Sem CP3 em quadra, a franquia de Arizona não teve fluidez no ataque e viu os adversários dominarem totalmente o confronto. Dillon Brooks foi o principal jogador de Memphis, com 30 pontos. Do outro lado, Devin Booker foi muito bem com 41 pontos. O triunfo dos Grizzlies dá fim a uma sequência de nove vitórias de Phoenix.

Resultado: Memphis Grizzlies 122- 114 Phoenix Suns

Na conferência leste, Boston conseguiu uma vitória importante na busca pela liderança. Os comandados de Ime Udoka estiveram na frente do placar durante todo o confronto, mas não conseguiram "atropelar" os Pacers graças à uma boa atuação de Ty Haliburton, com 30 pontos. Pelos celtas, Jayson Tatum e Jaylen Brown somaram para 63 pontos.

Resultado: Boston Celtucs 128 - 123 Indiana Pacers

Doce vingança

Em um resultado inesperado, o Washington Wizards de Kristaps Porzingis não tomou conhecimento do Dallas Mavericks de Luka Doncic: 135 a 103 para a franquia da capital. Um resultado que com certeza botou um sorriso de orelha a orelha em Porzingis, que foi trocado por Dallas na última janela. Luka Doncic (36 pontos, 7 rebotes e 6 assistências) e Jalen Brunson (21 pontos e 5 rebotes) foram os únicos jogadores dos Mavs com mais de 10 pontos na partida. Isso mesmo, a terceira maior pontuação da equipe foi apenas 8 pontos. Por outro lado, os Wizards tiveram seis jogadores com dígitos duplos de pontuação, com o maior destaque entre eles sendo Kentavious Caldwell-Pope, com 35 pontos e 4 rebotes. 

Resultado: Washington Wizards 135 - 103 Dallas Mavericks

Outros resultados:

Orlando Magic 89 - 102 Toronto Raptors

Oklahoma City Thunder 101 - 110 Detroit Pistons

Houston Rockets 117 - 122 Sacramento Kings 

Destaque da rodada

Cestinha: Robert Covington (43 pontos)

Melhor jogador: Robert Covington (43 pontos, 8 rebotes e 3 tocos, aproveitamento de 61% nas bolas de três, 11/18)

Melhor atuação coletiva: Memphis Grizzlies e Washington Wizards

Jogada decisiva: Bola de três de Jonas Valanciunas para empatar a partida nos minutos finais do último quarto contra LA

Jogos da rodada: Denver x Minnesota e Memphis Grizzles x Phoenix Suns

Sinal vermelho: Los Angeles Lakers, que forçou os retornos de AD e LeBron e mesmo assim se complicou na disputa pelo play-in

Sinal amarelo: Milwaukee Bucks, que está bem tranquilo na conferência leste, mas com os desfalques, pode perder a segunda colocação para Boston

Sinal verde: Memphis Grizzlies, que engata a 7ª vitória seguida e derrotou uma das melhores equipes da liga sem seu principal jogador