Conteúdo

A ida de Kareem Abdul-Jabbar para a ABA

31 de outubro de 2020

(por Vinícius Freitas)

Na época ainda com o nome de Lew Alcindor no mundo esportivo, o maior pontuador de todos os tempos da NBA, com 6 prêmios de MVP na temporada regular e 6 títulos na carreira com 2 MVP das finais, já era um astro do esporte antes mesmo de se tornar profissional.

Atuou pela UCLA no basquete universitário, de 66/67 a 68/69, sendo o MVP da NCAA e conquistando também o título nos três anos de passagem pela equipe, tendo médias de 26.2pts, 15.5reb e 62.8% de aproveitamento nos arremessos. Na passagem de Alcindor, UCLA disputou 90 jogos, com apenas 2 derrotas, um aproveitamento acima dos 97%.

Médias anuais de Alcindor atuando por UCLA
66/67 - 30 jogos, 29.0pts, 15.5reb e 66.7% nos arremessos
67/68 - 28 jogos, 26.2pts, 16.5reb e 61.3% nos arremessos
68/69 - 30 jogos, 24.0pts, 14.7reb e 63.5% nos arremessos


Alcindor era o maior atleta no esporte desde Oscar Robertson, que foi selecionado no draft de 1960. Por também atuar como pivô, as primeiras comparações foram feitas com outra lenda consagrada da NBA, Wilt Chamberlain, maior pontuador da história até então. Apesar da NBA já estar mais consolidada no basquete, a ABA (American Basketball Association - Associação Americana de Basquetebol), criada em 1967, vinha ganhando popularidade por conta das inovações que vinha fazendo no esporte e por abordar o basquete de uma maneira diferente, visando mais as jogadas acrobáticas e de alta nível de habilidade ao invés da competitividade da NBA, tratando o esporte mais como um espetáculo do que um duelo.

Para a ABA seria um grande passo para o sucesso comercial da liga, que com um nome de peso igual ao de Alcindor, provavelmente fecharia contratos de TV, ganharia mais patrocínios e conseguiria ainda mais atenção da mídia e dos amantes do esporte. Para a NBA seria a chance de voltar a ter o principal nome do basquete competindo ao seu lado, pois ao término da temporada 68/69, o grande time do Boston Celtics, que havia dominado a liga nos anos 60, tinha mais da metade de seu plantel se aposentando, entre eles Bill Russell. Wilt Chamberlain, Oscar Robertson, Elgin Baylor e Jerry West, já estavam indo para o final da carreira, muitos nomes de peso que não tinham peças de reposição, e uma delas seria Alcindor, e talvez outros jogadores em um futuro próximo que vendo o pivô iriam querer se juntar a ele, ou superá-lo.

Em seu processo de profissionalização, o pivô decidiu que preferia jogar na ABA ao invés da NBA, mas sem declarar isso publicamente na época. O pivô tinha interesse em atuar pelos Nets, que na época eram situados na cidade de Nova Iorque, cidade natal e onde a família do jogador vivia. Antes de decidir se jogaria na ABA ou na NBA, o jogador preferiu marcar uma reunião para ouvir as propostas dos representantes de cada liga, e só então faria sua decisão por qual iria jogar.

Os dirigentes da ABA tinham em mente a seguinte ideia: oferecer um cheque de 1 milhão de dólares adiantado para Alcindor, mostrando que a liga tinha condições financeiras de bancar a jovem estrela e mostrar seriedade na oferta. Ex-astro do Lakers e comissário da liga concorrente da NBA, George Mikan foi o representante escolhido para negociar os termos com Alcindor. Na reunião entre os dois, Mikan fazia estimativas de salário e possíveis bônus, mas sem muito êxito em convencer o atleta a fazer parte daquele projeto. Depois de mostrar insatisfação e até de certa forma se sentir insultado, Alcindor saíram da reunião completamente desapontados, com o jovem pivô afirmando que nunca iria jogar pela ABA. Tudo isso aconteceu porque Mikan esqueceu o cheque em seu bolso e não fez a oferta conforme combinado anteriormente.

A NBA, que havia conversado com o jogador semanas antes, atingiu um valor recorde na época de 1,4 milhão de dólares para ter o jogador em sua liga, e como o Milwaukee Bucks já tinha os direitos do jogador por conta do draft, sendo escolhido na primeira posição, Alcindor honrou seu compromisso apesar de não ter sido esse o caminho que gostaria de ter seguido ao iniciar sua carreira.

Em sua segunda temporada como profissional, em 70/71, Alcindor conquistou o prêmio de MVP, o título com o Milwaukee Bucks, depois da chegada do lendário armador, Oscar Robertson, que juntos formaram um grande time ao lado de Bob Dandridge e Jon McGlocklin, e o MVP das Finais. Após a conquista, mudou seu nome por conta da religião que segue, o Islamismo, se tornado Kareem Abdul-Jabbar. Atuou pela cidade de Milwaukee até a temporada 74/75, conquistando o MVP também nas temporadas 71/72 e 73/74, levando a equipe ao vice-campeonato contra o Boston Celtics. Depois disso foi para os Lakers, conquistando também mais 3 prêmios de MVP, em 75/76, 76/77 e 79/80, primeiro ano ao lado de Magic Johnson, que juntos conquistariam 5 títulos em 8 finais disputadas, com Kareem conquistando o MVP das finais novamente em 84/85. É o jogador com mais pontos na história da NBA (38.387), o segundo com mais jogos (1.560), atrás apenas de Robert Parish (1.611), o terceiro com mais rebotes (17.440), terceiro com mais tocos (3.189), porém vale ressaltar que em suas quatro primeiras temporadas essa estatística não era computada oficialmente, o jogador com mais arremessos convertidos (15.837, sendo apenas uma cesta de 3 pontos na carreira), encerrando a carreira com 24.6 pontos, 11.2 rebotes e 2.6 tocos de média e 55.9% de acerto nos arremessos.

Depois de alguns anos, Kareem afirmou que gostaria muito de jogar nos Nets, que só dependia de uma boa oferta para fechar negócio, chegando até a falar que jogaram a oportunidade fora, provavelmente dando a entender que se tivesse recebido o cheque que Mikan esqueceu em seu bolso, teria ido jogar na ABA, mudando toda a história do esporte.

Mesmo nunca sabendo o que poderia ter acontecido nesse cenário, podemos dizer que a sua trajetória no basquete não foi menos fantástica e maravilhosa por conta disso, e mesmo as estatísticas impressionantes de Kareem não podem exprimir com precisão o quão importante o inventor do “Skyhook” foi para a história do basquete, tanto dentro quanto fora das quadras.