Conteúdo

Kanaan assina com a Ganassi para dividir carro com Jimmie Johnson e correr nos ovais até 2022

23 de novembro de 2020

(por Geferson Kern/colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com)

Atual campeão da Fórmula Indy, a equipe Chip Ganassi anunciou hoje o retorno de Tony Kanaan ao time para as duas próximas temporadas. O brasileiro vai dividir o novo quarto carro da equipe, com o número 48, com o americano Jimmie Johnson. O heptacampeão da Nascar correrá nas provas em circuitos mistos, enquanto o baiano se concentrará somente nas corridas em ovais, a exemplo do que já havia feito neste ano com a A. J. Foyt. O acordo vale até o fim da temporada de 2022.

“É difícil expressar em palavras o quanto estou empolgado com esse anúncio. Quando Chip [Ganassi] e eu começamos a falar sobre a oportunidade de pilotar nos ovais e dividir o carro #48 com Jimmie Johnson, eu não imaginava que chegaríamos a um acordo tão rápido”, comemorou Tony. “A Chip Ganassi é a expressão máxima do esporte a motor na América do Norte e ser parte do time mais uma vez, ao lado de grandes pilotos, é um sonho que se torna realidade”, reforçou o campeão da categoria em 2004 e das 500 Milhas de Indianápolis em 2013.

“Com o mercado de pilotos da Indy cada vez mais cheio de jovens, experiência é algo que não pode ser ensinado, especialmente nas 500 Milhas de Indianápolis. Não há ninguém mais experiente no paddock do que o Tony e, quando precisamos alguém para competir nos ovais, estava claro que essa era a escolha certa”, declarou Chip Ganassi. “Esperamos que a combinação entre ele e Jimmie nos dê o que estamos buscando para o carro #48”, afirmou, em referência ao número que Johnson tornou famoso na Nascar e carregará no ano que vem em sua primeira temporada na Indy.

Em seu retorno ao time, Kanaan terá como colegas de equipe, além de Johnson, o hexacampeão Scott Dixon, o ex-F1 Marcus Ericsson e o candidato a novato da última temporada Alex Palou. Prestes a completar 46 anos, Tony vai competir em 2021 na rodada dupla do Texas, nas 500 Milhas de Indianápolis e no circuito de Gateway, em St. Louis. Nestas etapas, terá o patrocínio da empresa de sistemas de refrigeração Bryant e da NTT Data, gigante das comunicações que serve de titlesponsor da categoria e confirmou também seu apoio ao carro de Palou no próximo ano.

Esta será a segunda passagem de Kanaan pela Ganassi. A primeira foi de 2014 a 2017, quando substituiu o amigo Dario Franchitti, aposentado após um grave acidente, no carro #10. No período, Tony venceu uma prova, sua última na carreira até aqui, em Fontana, no seu ano de estreia pela escuderia. Ele está na Indy desde 1998 e é o segundo piloto a mais competir na categoria na história, com 383 largadas. Seu currículo também inclui 17 vitórias, 15 pole positions, 78 pódios e mais de quatro mil voltas lideradas.