Conteúdo

Josh Donaldson pede desculpas à esposa e família de Jackie Robinson por comentário de 'Jackie' a Tim Anderson

26 de maio de 2022

(por Layo Lucena)

Segundo a ‘ESPN’ norte-americana, Josh Donaldson pediu desculpas à esposa e à família de Jackie Robinson por usar o nome do Hall da Fama em referência a Tim Anderson na semana passada, dizendo que Robinson "era um verdadeiro herói americano" e que ele mantém seu nome "na mais alta consideração".

Donaldson emitiu seu pedido de desculpas como parte de um comunicado divulgado por sua agência, a ‘MVP Sports’, nesta quinta-feira (26), três dias após o jogador do New York Yankees ter sido suspenso por um jogo pela MLB por seus "comentários inapropriados" a Anderson no fim de semana anterior.

Donaldson admitiu ter chamado Anderson de 'Jackie' - uma referência a Robinson, que quebrou a barreira de cor da MLB em 1947 - na primeira entrada durante o jogo de sábado (21) entre Yankees e Chicago White Sox. O ex-MVP pediu desculpas após o jogo, dizendo que não quis desrespeitar e que estava brincando com Anderson, que é preto.

"Eu também gostaria de pedir desculpas à Sra. Rachel Robinson e à família Jackie Robinson por qualquer sofrimento que este incidente possa ter causado", disse Donaldson.

Anderson disse no sábado que ficou ofendido com o comentário de Donaldson, chamando-o de "desrespeitoso" e "desnecessário".

"Em primeiro lugar, tenho o maior respeito pelo que Tim Anderson traz para o jogo de beisebol", disse Donaldson em seu comunicado na quinta-feira. "Afirmei no fim de semana que pedi desculpas por ofender Tim e que foi um mal-entendido com base em várias trocas entre nós ao longo dos anos.

"Minha visão dessa troca não mudou e eu absolutamente não quis desrespeitar. No passado, isso nunca foi um problema e agora que é, temos um entendimento mútuo."

Donaldson, que é branco, disse que o comentário 'Jackie' foi em referência a uma entrevista de 2019 à Sports Illustrated, na qual Anderson se descreveu como "o Jackie Robinson de hoje" em como ele está "chegando a um ponto em que preciso mudar o jogo". Donaldson disse que era uma referência sobre a qual ele "brincou" com Anderson no passado.

Anderson disse na terça-feira (24) que ele e Donaldson não têm um relacionamento desde a primeira vez que o chamou de 'Jackie' em 2019.

"Ele disse isso, e eu disse a ele que nunca mais precisamos conversar", lembrou Anderson. "Eu não falo com você, você não fala comigo, se é assim que você quer se referir a mim. Eu sei, ele sabia exatamente o que estava fazendo porque eu já disse a ele."