Conteúdo

Jogador americano preto é alvo de rascimo durante partida da Liga Ucraniana de Hóquei

27 de setembro de 2021

(por Layo Lucena)

Andrei Deniskin, atacante do HC Kremenchuk, vai enfrentar ações disciplinares da Liga Ucraniana de Hóquei (UHL) após fazer gestos racistas ao jogador do HC Donbass, Jalen Smereck, que é nascido nos Estados Unidos e é preto.

Eugene Kolychev, gerente geral da UHL, afirmou nesta segunda-feira (27) que “não há espaço para racismo na Liga Ucraniana de Hóquei”. Além disso, Kolychev acrescentou que a liga e o comitê disciplinar irão investigar o caso de abuso racial de perto.

Deniskin foi expulso da partida após gesticular, em direção a Smereck, estar descascando e comendo uma banana.

“Donbass Hockey Club condena, firmemente, qualquer forma de racismo”, declarou a equipe. “A franquia está indignada com as ações de Andrei Deniskin, e não há espaço para racismo tanto no esporte quanto fora dele", acrescentou.

Deniskin publicou um pedido de desculpas em suas redes sociais, mas a mensagem foi logo apagada. No comunicado, o jogador escreveu que “foi um gesto que alguém pode considerar como um insulto” e que no momento, foi levado pelas emoções.

O Presidente da Federação Internacional de Hóquei, Luc Tardif, declarou, “Não há lugar para um ato tão descaradamente racista e um gesto antidesportivo em nosso esporte ou em nossa sociedade. Essa é uma agressão direta a todos os nossos ideais e valores, e nós vamos garantir que todas as investigações éticas necessárias serão realizadas para garantir que este comportamento seja devidamente punido.”

JT Brown, ex-jogador preto que teve passagem pela NHL e, atualmente, é analista do Seattle Kraken em uma emissora de TV, escreveu uma mensagem a Smereck em suas redes sociais.

“Respeito a Jalen Smereck. O esporte é melhor por causa de você”, escreveu Brown. “Eu estou com você, e eu sei que vários fãs de hóquei também estão", completou.

Smereck, de 24 anos, nascido em Detroit, era prospecto do Arizona Coyotes até se tornar free agency em 2020 e está em sua primeira temporada no hóquei internacional.