Conteúdo

Itália dá vexame, perde para a Macedônia do Norte, e está fora da Copa! Portugal sofre mas continua na briga por vaga; Confira todos os resultados!

24 de março de 2022

(por João Zarif)

A Europa começou a repescagem para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, e como já é costume, a zebra apareceu, derrubando a Itália. Outra grande seleção que sofreu foi Portugal, além da Suécia, que passou pela República Tcheca na prorrogação. O outro jogo foi entre País de Gales e Áustria, que teve gols de dois grandes nomes do futebol mundial: Gareth Bale e Marcel Sabitzer. Vamos aos jogos:

Itália 0 x 1 Macedônia do Norte 

Mais 4 anos de sofrimento para o torcedor italiano. Depois de ficar de fora da Copa de 2018, a atual campeã europeia deu mais um vexame nas eliminatórias para Copa do Mundo, e está fora da Copa do Catar, em novembro. A eliminação veio após derrota em casa para a Macedônia do Norte, que mesmo sem Goran Pandev (aposentado da seleção após a Euro 2020) e Elif Elmas (do Napoli, que estava suspenso), conseguiu um gol nos acréscimos em chute de fora da área de Aleksandar Trajkovski, levando o time todo à loucura com o tento. A Itália pressionou durante toda a partida, terminando com 32 finalizacões, frustrando a torcida presente em Palermo, e colecionando mais uma vergonha para sua história recente. Para chegar ao mundial, a Macedônia precisa vencer Portugal, mas depois dessa vitória, alguém duvida que isso pode acontecer (apesar de improvável)?

Portugal 2 x 1 Turquia

A seleção portuguesa assumiu o controle do jogo desde o início em sua casa, e marcou com Otávio, brasileiro naturalizado português, após rebote de chute na trave de Bernardo Silva. A Turquia tentou sair mais para o jogo, mas aos 42 Otávio cruzou e Diogo Jota marcou de cabeça. No segundo tempo os visitantes foram pra cima e Burak Yilmaz marcou aos 20, após linda troca de passes. Aos 39 da segunda etapa, pênalti bôbo cometido por José Fonte em cima de Unal, indicado pelo VAR e confrimado pelo árbitro. O matador Yilmaz foi pra bola buscando o ângulo e isolou. Portugal se segurou e matou a partida com mais um luso-brasileiro, Matheus Nunes, que marcou aos 49, e ainda deu tempo de CR7 chutar uma bola o travessão. Portugal segue, com dois gols de "brasileiros", e agora pega a "zebra" Macedônia. Ronaldo e cia. que se cuidem.

Suécia 1 x 0 Rep. Tcheca

Jogo truncado, com apenas dois chutes no gol de cada lado. A partida disputada na Suécia se arrastou até a prorrogação, quando aos 5 minutos do segundo tempo do tempo extra, Quaison tabelou com Isak e completou dentro da pequena área para o delírio da torcida sueca. A vitória coloca os "vikings" em rota de colisão com País de Gales, de Gareth Bale, que venceu a Áustria.

País de Gales 2 x 1 Áustria

A seleção do País de Gales é mais um daqueles casos onde o craque do time "carrega" seus companheiros nos momentos decisivos, e hoje não foi diferente. Gareth Bale marcou de falta, e depois achou um gol após cobrança de escanteio, para deixar o time à frente no placar com 2 gols de vantagem. Os visitantes ainda marcaram com Sabitzer em chute de fora da área que desviou no zagueiro Davies e matou o goleiro Hennessey, que já estava caído quando a bola passou por cima dele. Após ir longe na Euro 2016, o time pode chega à Copa do Mundo com uma vitória sobre a seleção sueca.