Conteúdo

Indy 500 muda sistema de qualificação; Confira o novo formato

26 de abril de 2022

(por Jefferson Castanheira)

As 500 Milhas de Indianapolis agora tem novo sistema para definir seu grid de largada. Depois de anos no sistema em que os nove mais rápidos decidiam a Pole Position no Pole Day, agora a categoria tem um novo molde no final de semana de qualificação.

No sábado de qualificação (dia 21 de maio) serão definidas as posições de 30° até 13°, classificando os 12 mais rápidos para o domingo. As posições de 31° a 33° também serão definidas no domingo.

No dia seguinte (domingo, 22 de maio), os 12 mais rápidos definirão as posições entre 12° e 7°, restando assim os seis mais rápidos. E estes seis pilotos disputarão a pole position, lembrando que quem conquistar a primeira colocação do grid da Indy 500 receberá US$ 100 mil dólares.

As vagas de 30° a 33° também serão definidas domingo, no tradicional Bump. Caso hajam mais de 33 inscritos para as 33 vagas na Indy 500, aqueles que ficarem mais lentos que o trigésimo terceiro serão eliminados da prova.

Com as mudanças na programação do fim de semana de classificação da Indy 500, o treino pós-qualificação acontecerá na segunda-feira após o domingo de definição da Pole. O último treino antes antes da corrida seguirá sendo o tradicional Carb Day, na sexta-feira, 48 horas antes da largada.