si202205280422 hires jpeg 24bit rgb scaled 1
Automobilismo

Horner volta a criticar FIA por mudanças nas regras por porpoising: “não é trabalho deles”

(por Mattheus Prudente)As críticas feitas às mudanças nas regras da FIA para os próximos anos continuam acontecendo, e o chefe da Red Bull, Christian Horner, voltou a reclamar dessas mudanças, principalmente no assoalho, que são uma tentativa da FIA diminuir o porpoising, usando o argumento que isso era uma questão de segurança dos pilotos. Horner, no entanto, pensa diferente, e não concorda que as mudanças são para melhorar o porpoising por segurança. “Eu discordo que seja uma questão de segurança. É uma escolha da equipe que corre com o carro. Você pode acabar com o porpoising muito facilmente, mas deve perder performance. Então, não é o trabalho da FIA fazer com que qualquer equipe se mantenha competitiva. Se fosse por isso, teríamos o balanço de performance nos motores nos últimos 10 anos.” Disse Horner. Ele também criticou o fato de que não há nada definindo o que exatamente seria uma questão de segurança, e, por isso, é algo “fácil para argumentar.” Antes do GP da França, Horner afirmou que “uma certa equipe” buscou a FIA por essas questões, mandando uma indireta para a Mercedes. A equipe alemã negou as alegações. A FIA quer mudar as regras para o ano que vem, trazendo novas regulamentações principalmente nos assoalhos, mas muitas equipes estão tentando bloquear essa mudança, com a Red Bull sendo uma das mais vocais. Eles argumentam que será difícil modificar o carro para o ano que vem, e citou o limite de gastos como um dos principais problemas. A Mercedes foi uma das principais equipes nas reclamações sobre o porpoising, com Lewis Hamilton e George Russell dizendo que sentiram dores por conta do quique dos carros. Por isso, a FIA afirmou que o problema com o porpoising é uma ameaça à segurança dos pilotos, coisa que não agradou muita gente no grid. Horner citou as equipes menores, dizendo que eles “têm uma voz maior do que a da Red Bull” contra as modificações e disse que é “muito tarde” para redesenhar um carro. “É muito tarde para mudar o projeto de um carro para o próximo ano. Se eles estão falando em mudanças no tamanho do assoalho, estamos falando de uma mudança completa na aerodinâmica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *