Conteúdo

Hamilton reclama de largada de Bottas: “deixou a porta aberta para Verstappen”

7 de novembro de 2021

(por Mattheus Prudente)

 

Mais uma vitória de Max Verstappen na temporada e a situação de Lewis Hamilton e da Mercedes no campeonato de pilotos vai ficando cada vez mais difícil. No GP do México, esse triunfo do holandês começou a ser definido na largada, quando Verstappen pulou de terceiro para primeiro, freando tarde na curva um e dominando daí para frente.  

Após ver seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, fazer a pole no sábado, Hamilton havia dito que os dois “trabalhariam em equipe” para levar a Mercedes ao topo. No entanto, após o resultado da corrida, o britânico reclamou da largada de Bottas, afirmando que o finlandês “deixou a porta aberta” para o ataque de Verstappen. 

“Eu havia imaginado que seria diferente. Naturalmente, com Valtteri conseguindo uma largada melhor, eu tentaria entrar em seu vácuo. Mesmo assim, eu estava lado a lado com ele, o que é bom, e eu estava cobrindo o meu lado da pista para que ninguém nos atacasse por dentro. 

 Então eu estava tentando cobrir qualquer Red Bull que eu visse nos meus retrovisores, e eu achei que Valtteri estivesse fazendo o mesmo, mas obviamente ele deixou a porta aberta para Verstappen, e ele estava em sua linha, fazendo um ótimo trabalho na freada da curva um. Como eu estava na parte suja da pista, não havia esperança para mim.” Disse Hamilton. 

Wolff defendeu Bottas na sua largada, dizendo que o finlandês não tinha visão total nos seus retrovisores, portanto não conseguiu ver por onde Verstappen atacaria. Valtteri também explicou qual foi o problema, elogiando Max e dizendo que o holandês “pegou o seu vácuo e freou muito tarde”. 

Depois da largada, Bottas acabou colidindo com Daniel Ricciardo na tentativa de proteger sua posição, já que o australiano vinha numa largada boa e tinha a linha de dentro para tentar ultrapassar. O piloto da Mercedes acabou ficando muito tempo atrás de Ricciardo depois disso, terminando apenas em 16º após ter que fazer duas paradas para pneus macios novos na tentativa de fazer a volta mais rápida no final. 

Como resultado disso, Verstappen abriu 19 pontos na frente de Hamilton, enquanto a Mercedes, que parecia tranquila no campeonato de construtores, viu sua diferença diminuir para apenas um ponto, já que Sergio Perez terminou em terceiro, enquanto Bottas não pontuou. O próximo GP acontece no fim de semana do dia 12 de novembro, em São Paulo.