Automobilismo

Há exatos 20 anos, Helinho e Gil de Ferran faziam uma dobradinha brasileira nas 500 Milhas de Indianapolis

(por Jefferson Castanheira) 2001 foi um ano incrível para o automobilismo brasileiro. Na CART World Series, Gil de Ferran foi o grande campeão da categoria, conquistando o antepenúltimo título brasileiro na categoria (unificando IRL e CART, tornando-a IndyCar Series). Gil, que já era campeão da CART em 2000, conquistou o bicampeonato em 2001, mas, além disso tudo, as Penske’s de Gil de Ferran e Helio Castroneves foram se aventurar também na IRL (Indy Racing League), para disputar as 500 milhas de Indianapolis.O grid de largada para aquela Indy 500 de 2001 tinha Scott Sharp na pole position, com Greg Ray e Robby Gordon completando a primeira fila. Gil de Ferran largara em 5º, enquanto Helio Castroneves saía da 11ª colocação. Bruno Junqueira, Airtor Daré e Felipe Giaffone também participaram desta edição, que inclusive foi marcada pela maratona física de Tony Stewart, campeão da IRL de 1997 e também campeão da NASCAR em 2005 e 2011, que participou das 500 Milhas de Indianapolis e, no mesmo dia, viajou para Charlotte, nos EUA, para disputar as 600 Milhas Coca-Cola, a prova mais longa da NASCAR Cup Series. Logo na curva um, Scott Sharp cometeu um erro grotesco, pisando na grama interna e indo direto para o muro entre as curvas 1 e 2. Após a relargada, mais um acidente, dessa vez com Sarah Fischer. A corrida finalmente teve ritmo e bandeira verde longa na volta 22, com Robby Gordon e Greg Ray dominando. Na volta 107, Jon Herb bateu na curva 1. Durante a amarela, a chuva começou a cair na pista. Michael Andretti liderou quando a chuva caiu, mas parou nos pits logo depois. Gil de Ferran herdou a liderança, com o companheiro de equipe da Penske, Hélio Castroneves, em segundo. Na volta 134, Cory Witherill rodou saindo da curva quatro. Todos os líderes foram para os boxes. Castroneves e de Ferran foram penalizados por saírem dos boxes incorretamente, dando a Tony Stewart a liderança pela primeira vez no dia. Stewart liderou até a chuva cair novamente na volta 149. Depois de Stewart entrar no box, Hélio Castroneves retomou a liderança. A chuva começou a cair mais forte na volta 155, tendo assim a bandeira vermelha interrompendo a prova. Após cerca de 10 minutos, o sol apareceu e a pista secou rapidamente. Depois de uma bandeira vermelha de 17 minutos, os carros foram para a pista novamente.Hélio Castroneves estava em primeiro na relargada, seguido por Robbie Buhl, que tentou assumir a liderança na volta 159, mas foi bloqueado pelo brasileiro. Perdendo por menos de meio segundo na volta 166, Buhl repentinamente rodou ao sair da curva 2 e bateu no muro interno. Após a bandeira verde recomeçando a prova, Helio Castroneves segurou seu companheiro de equipe Gil de Ferran por 0,4838 segundos e venceu sua primeira Indy 500. A vitória de Helinho marcou o 11º triunfo de Roger Penske na Indy 500, e sua primeira dobradinha. Na volta da vitória, Castroneves parou na linha de chegada, saiu de seu carro e começou a se envolver em sua comemoração costumeira de escalar a cerca, para o deleite dos fãs, ganhando de vez a alcunha de “Spider Man”. A prova ficou marcada pela superioridade dos carros da CART em cima dos carros da IRL, já que os seis primeiros colocados foram todos os pilotos visitantes da CART. O primeiro piloto regular da IRL a terminar foi Eliseo Salazar em sétimo lugar, com uma volta a menos que os seis primeiros. A dobradinha brasileira foi narrada ao vivo na TV Bandeirantes, na voz lendária de Luciano do Valle. Foi a primeira das três vitórias de Helio Castroneves na Indy 500, além de ter sido também a primeira vitória de três seguidas do Brasil nas 500 milhas, já que Helinho venceu em 2002 e Gil de Ferran venceu também em 2003. Foi o ponto de exclamação da qualidade exorbitante de dois pilotos brasileiros que deram um show em Indianapolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *