Conteúdo

Guerra das Marcas: Confira quais são as fornecedoras de material esportivo de cada clube nas principais ligas europeias

9 de agosto de 2021

(por Felipe Tostes)
 

Chegamos em agosto, mês do ano em que a bola volta a rolar nas grandes ligas do futebol mundial. A Europa é o grande centro do futebol, com o maior mercado e os melhores jogadores do planeta. Estas condições trazem grande visibilidade ao cenário e, assim, consequentemente, marcas gigantes investem seus produtos em times para conseguir um bom retorno financeiro.

A pandemia, que afeta toda o planeta, acabou com grande parte da receita de times de futebol, já que com os estádios fechados, os clubes deixam de faturar com a presença de seus torcedores. Assim, os patrocinadores vem sendo uma fonte importante de capital para as equipes, e desta forma a guerra entre as marcas fica ainda mais exacerbada.

Para demonstrar tal cenário, pegamos os 134 times das 7 maiores ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal e Holanda) e podemos notar a presença de 28 marcas esportivas patrocinando os clubes. Veja só, as marcas e os times que elas estão vinculadas:

Nike(26): Brighton, Chelsea, Liverpool, Tottenham, Atlético de Madri, Elche, Barcelona, Granada, Mallorca, Sevilla, Internazionale, Red Bull Leipzig, Wolfsburg, Eintracht Frankfurt, Freiburg, Augusburg, Hertha Berlin, Bochum, Montpellier, PSG, Sporting, Marítimo, AZ Alkmaar, Utrecht, Feyenoord, Vitesse.

Adidas(17): Arsenal, Leeds United, Leicester City, Manchester United, Osasuna, Celta de Vigo, Real Madrid, Cagliari, Juventus, Bayern, Union Berlin, Bordeaux, Lyon, Strasbourg, Brestois, Benfica, Ajax.

Kappa(13): Aston Villa, Real Betis, Empoli, Fiorentina, Genoa, Napoli, Venezia, Mainz 05, Angers, Monaco, Lorient, Metz, Estoril.

Macron(13): Cádiz, Levante, Real Sociedad, Bologna, Hellas Verona, Lazio, Sampdoria, Udinese, Arminia Bielefeld, Nantes, Nice, Vitória de Guimarães, Famalicão.

Puma(12): Crystal Palace, Manchester City, Valencia, Milan, Sassuolo, Borussia Dortmund, Borussia M'gladbach, Greuther Furth, Olympique Marseille, Lens, Rennais, PSV.

Joma(07): Norwich, Getafe, Villarreal, Atalanta, Torino, Hoffenheim, Paços Ferreira.

Kelme(06): Watford, Alavés, Espanyol, Belenenses, Santa Clara, Boavista.

Umbro(05): Brentford, Burnley, West Ham, Rayo Vallecano, Reims.

New Balance(04): Athletic Bilbao, Roma, Lille, Porto.

Jako(03): Bayer Leverkusen, Stuttgart, Heerenveen.

Robey(03): Groningen, Sparta Rotterdam, Willem II.

Le Coq Sportif(02): Saint-Etienne, Estac Troyes.

Hummel(02): Everton, Braga.

Castore(02): Newcastle, Wolverhampton.

Acerbis(02): Spezia, Heracles.

CDT(02): Tondela, Moreirense.

Lacatoni(02): Vizela, Gil Vicente.

Stanno(02): Go Ahead Eagles, Waalwijk.

Craft(02): Zwolle, Cambuur.

Under Armor(01): Southampton.

Mizuno(01): Portimonense.

Zeus(01): Salernitana.

Uhlsport(01): Colonia.

Skita(01): Arouca.

Meyba(01): Twente.

Masita(01): Fortuna Sittard.

Legea(01): Nijmegen.

Patrick(01): Clermont.

 

Neste levantamento, a marca americana Nike lidera com folga o mercado, patrocinando 19,4% dos times citados, o que não vem a ser nenhuma surpresa. Talvez algo que chame a atenção é a distância para a segunda colocada, a alemã, Adidas, que só tem 12,7% deste mercado.

Outra surpresa da lista, foi a outra grande alemã, Puma, patrocinadora de Neymar, ficar atrás da italiana, Macron. Vale ressaltar que a Puma tem times mais tradicionais e com mais prestígio em seu catálogo do que a Macron.

Para fechar, vale citar que empresas mais conhecidas em nosso país, como Under Armor e Mizuno, que seguram a lanterninha da lista, patrocinando apenas um time cada.

E para você, leitor? O que mais chamou a sua atenção nessa lista? Qual fornecedora de material esportivo é a sua favorita?

Lembrando para você não deixar de acompanhar tudo o que acontece no futebol europeu, aqui na Playmaker Brasil.