Conteúdo

Grupo VW entrará na Fórmula 1 com nomes de Audi e Porsche

2 de maio de 2022

(por Mattheus Prudente)

Um dos principais rumores nos últimos anos da Fórmula 1 parece estar finalmente concretizado. O grupo Volkswagen entrará na categoria com os nomes de Audi e Porsche. A informação foi confirmada por um dos diretores do grupo. 

As negociações entre a Fórmula 1 e o grupo vêm esquentando nos últimos meses, com uma decisão oficial sobre o futuro sendo discutida internamente nas últimas semanas. O executivo Herbert Diess acredita que a entrada na F1 geraria mais renda para o grupo do que não entrar, afirmando que “não tem nenhum argumento contra.” 

Acredita-se que a Porsche entraria na Fórmula 1 como uma fornecedora de motores, tendo alinhado uma possível parceria com a Red Bull a partir de 2026, onde a equipe austríaca correria como Red Bull-Porsche. A Audi, por sua vez, entraria como uma equipe, e pode acabar comprando uma já existente. Os maiores rumores envolvem a Sauber, McLaren, Williams e Aston Martin. 

O grupo VW está diretamente envolvido com as mudanças de regulamentações da F1 a partir de 2026, que prometem tornar a categoria mais atrativa para novas montadoras, e, por isso, era questão de tempo para que eles confirmassem a sua entrada. As novas regulamentações vão incluir um combustível mais sustentável, além de algumas mudanças nos motores, que passarão a ser mais elétricos. 

A Audi não seria a única nova equipe a entrar na Fórmula 1 nos próximos anos. Uma equipe de Mário Andretti, que já é muito tradicional na Indy, também espera a aprovação da FIA para conseguir entrar na categoria. Andretti também esteve envolvido em negociações para compra de equipes no ano passado, mas as mesmas não foram para frente.