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Automobilismo

GP da Espanha – Procissão com vitória de Hamilton e erro capital da Red Bull

(por Bruno Braz) Quem observou os tempos apertados no “qualify”, ficou com a esperança de uma prova mais disputada, muito mais em função da proximidade dos times, do que pelo histórico da pista, que sabemos, costuma entregar corridas chatas.A largada manteve algum ponto de esperança, com Verstappen superando Hamilton, Leclerc largando bem, passando Bottas, Ricciardo também se destacando, ganhando duas posições para assumir o quinto lugar, com Pérez subindo para sexto.Começo da prova, uma certa troca de voltas mais rápidas entre Max e Lewis, mas nada com muito embate, até então.Na volta 8, Tsunoda para seu carro na pista. Foi o primeiro e único abandono da prova, causando a intervenção do Safety Car. Deu aquela esperança, mais uma vez, de que “opa, vão se embolar e teremos mais disputas”. Bom, a partir daí, tivemos uma procissão. Corrida chata mesmo. O jeito foi abrir a primeira cerveja do dia e desencanar de algo adicional na prova. A esperança já tinha ido embora, nessa altura. Sempre vou anotando os eventos da corrida, enquanto vou assistindo, para ter material para escrever na sequência. Olha, foi difícil. Pouquíssimas anotações, dentre as quais, vou destacar o dia péssimo da Alpha Tauri, errando nos Pit Stops e tendo um de seus carros, como único abandono da prova. Também vale colocar a corrida, de certa maneira, competitiva de Alonso, mas que no fim, acabou lá embaixo, atrás de Ocon, que pontuou.De resto, não tem muito o que dizer, exceto por uma coisa: o que considero um erro de estratégia básico da Red Bull e, desse jeito, vai entregar o campeonato de bandeja para a Mercedes. Max estava segurando as pontas, muito bem. Mesmo com a asa móvel aberta, Lewis não conseguia ultrapassar. Chegavam na primeira curva, separados por algo entre 3 e 4 décimos de segundo, sempre.E foi aí que a Red Bull dormiu no ponto, ela que sempre se destacou por Pit Stops precisos e por estratégias certeiras, errou nos dois, hoje. Na primeira parada, Max gastou quatro segundos. Na estratégia, tinha que ter marcado Hamilton, entrando na volta seguinte. Ficar na pista virando, no mínimo, um segundo mais lento por volta, não ajudou em nada. E olha que os caras têm tanto dado para analisar, seja passado ou de treinos, que não deu para entender muito bem essa de não marcar a Mercedes.Segunda corrida que a Red Bull entrega para a Mercedes, na estratégia, justamente no quesito em que sempre foi fortíssima. Agora, temos 94 pontos para Lewis e 80 para Max.Ou a Red Bull acorda para a vida, nos brindando com um campeonato disputado até o fim, que é o que queremos ver depois de 2016, com algum lampejo em 2018, ou vamos ficar assistindo mais uma caminhada tranquila de Lewis Hamilton. O rádio de Hamilton com seu engenheiro, antes de ultrapassar Max, diz muito. Senhor da situação. E essa? Ele deve para a Red Bull, com mais um erro de estratégia.

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