auto emilia romagna 162340
Automobilismo

GP da Emília-Romanha – caótico, errático, emocionante; tudo isso e mais 1 ponto

(por Bruno Braz) Bem, o que dizer de uma corrida longa, em termos de relógio, devido a bandeira vermelha, largada com chuva, drama para alguns times ainda na ida para o grid e tanta confusão?Por sorte, fui anotando no caderno alguns pontos chaves para relembrar depois. Pensei, vai que tem muita coisa… E teve. Sem isso, seria meio complicado trazer um resumo minimamente razoável.Vamos dividir até mais ou menos a metade, quando tivemos uma bandeira vermelha devido ao acidente entre Bottas e Russell. Problemas para chegar no gridAlonso bate, Aston Martin e Mercedes com problemas de freio. Bottas com pneu furado na volta de instalação. Correria para resolver os problemas. Vettel opta por largar do box.Na volta de apresentação, uma amostra da bagunça que teríamos: LeClerc, roda. Largada (ufa!)Hamilton e Perez largam de maneira semelhante. Verstappen, não. Traciona melhor, se encarna em piloto anos 80/90, divide roda com Hamilton e toma a ponta. Hamilton, na minha avaliação, perde um pouco ao tentar segurar além da conta a posição. Pior para ele, que perde parte da asa dianteira. Ficou por fora da primeira curva, Max não aliviou, o que é previsível. Paciência, jogo que segue.Sainz escapa da pista na sequência, Latifi vai parar na parede. Após escapar sozinho, ele retornou. Perdeu umas posições, mas voltou e emparelhou com Mazepin. Errou feio de novo e virou para cima do Mazepin. Acreditem, o Russo não teve culpa. Latifi beijou a parede gerando o primeiro Safety Car na pista.Durante o Safety Car, “Schumachinho” reedita Russell no ano passado e mete o carro na parede da reta do box, bem na altura da saída. Estragou a asa dianteira. Com o box fechado, ficou um tempo na pista até a abertura, ainda em SC. Perez também deu sua escapada. Vale a menção de Max “apertando” o carro de segurança para que ele fosse mais rápido.Relargada, Hamilton tenta melhorar, LeClerc também, mas fica tudo como estava com Vertappen sumindo na frente. Nessa altura, Hamilton virando 1.34.5 e Verstappen 1.32.5. Gordura criada.Sainz para cima de Gasly, que era um dos únicos três carros com pneus de chuva extrema, enquanto os demais estavam com intermediários. Pior para o francês que penou na prova. Decisão errada. Além dele, só os dois carros da Haas com essa estratégia, o que para a Haas, até se justificaria, com dois pilotos novatos, que precisam do carro pregado no chão.Nessa altura, Verstappen faz a volta mais rápida, o que lhe daria 1 ponto extra na classificação. Quase ao mesmo tempo, Perez reclama que seu volante está virando sozinho. Confesso que fiquei pensando, que tipo de assistência estaria dando erro. Ainda estávamos na volta 13, com Russell superando Gasly pela décima posição.Até esse momento, Sainz irreconhecível. Errático. Ao mesmo tempo em que o pelotão superava Gasly, ainda com pneus errados.Nessa altura, Verstappen com 4.7 segundos de vantagem para Hamilton, com a direção de prova informando: Stop and Go de 10 segundos para Perez, por ter ultrapassado em Safety Car. Dia ruim para o mexicano, que escapou da pista em SC, perdeu duas posições. O erro? Os ultrapassou novamente. Bela bobagem.Vettel é o primeiro a tentar slicks na volta 22 de 63. Quem sabe… No fim, não deu em nada, mas serviu de “boi de piranha” para os demais. Para somar ao dia ruim, ainda tomou também um Stop And Go de 10 segundos por não estar com as rodas no carro com a placa de 5 minutos para início da prova exibida pela direção. Ainda abandonou com problemas no câmbio na penúltima volta. Que fase interminável para o alemão!Na volta 27 de 63, Tsunoda faz o mesmo, enquanto Verstappen entra no rádio um tanto emocionando, reclamando de algo. Pressão? Jogo de cena? Talvez.Não muito depois, começam os pits para pneus slicks para todos. Perez aproveita, paga o “Time Penalty” de 10 segundos e troca o volante do carro.Bottas segue péssimo, nessa altura. Nada de figurar entre os líderes. Bem apagado.Chegamos na metade da corrida, com Verstappen fazendo a volta mais rápida, mas perdendo para Hamilton logo em seguida.  O caos aconteceEis que, do nada, Hamilton faz uma coisa fora do seu padrão: erra. E bastante. Sai da pista, perde inúmeras posições, acha a ré do carro e volta assim mesmo da brita até achar o asfalto. A vaca parecia ter ido para o brejo. Ficou muito tempo lá. Mas, como a sorte acompanha os campeões, ela deu uma piscadinha para ele, quando Russell tentou ultrapassar Bottas e ambos se acharam acima dos 300 km por hora. O piloto da Williams ficou bravo com o finlandês, mas esse que vos escreve, não viu um erro do Bottas que servisse como justificativa para Russell sair da pista, voltando e batendo em Bottas. Quem não viu o lance, vale a pena acompanhar a reprise no Band Sports.Resultado de toda essa bagunça? Bandeira vermelha. Muitos pedaços de ambos os carros estavam espalhados pela pista. Lembram da sorte sorrindo para o campeão? Pois então.Antes da relargada, uma lista de carros recebe a ordem de ir para o fim do Pit Lane, de modo a se reorganizarem na pista. Dentre eles, o 44, o que lhe permitia tirar toda a diferença de pista que tinha sofrido quando escapou.  O reinícioGP reiniciado com Safety Car. Verstappen erra, e sai da pista enquanto aquece seus pneus, mas consegue voltar sem perder nenhuma posição. Tínhamos um trilho seco em toda a pista, mas molhado fora dele. Recomeça a corrida.Vou destacar, agora, quem foi mal nessa segunda parte: Tsunoda, que acabou rodando. Perez, que errou duas vezes após a relargada, em momentos distintos. Vamos ter que aguentar o piloto frustrado Helmut Marko falando mais um monte de bobagem. Pena. A melhor parte da corridaSobre a corrida, o fim foi melhor. Na parte final, após tudo se estabilizar, tínhamos: Verstappen, Norris brilhante em segundo, LeClerc com um ótimo terceiro, Sainz em quarto (confesso que não entendi muito bem, pois ele apareceu em muitos momentos errando) e o sortudo do dia, Hamilton, em quinto. Sendo que havia 1 segundo separando o segundo do terceiro, do terceiro pro quarto e do quarto, para o quinto, ou seja, Hamilton estava na corrida, apesar de toda a confusão em que se colocou. Aí foi assistir Hamilton escalar e esperar para ver o que aconteceria. Primeiro, passou Sainz. Depois, LeClerc, por fim, Norris, que foi o que mais se defendeu dele. Vale mencionar a reclamação de Norris, para a McLaren, de que sua embreagem estava patinando. Quem já teve um carro de rua com esse problema, tem uma leve noção do que isso representa, imagina isso em ambiente de competição, onde você acelera e o carro, simplesmente, não arranca direito.Ainda deu tempo para fazer a volta mais rápida, na volta 61 de 63. 1 ponto. 1 ponto que o mantém na liderança do campeonato. 1 ponto…No fim, deu isso: Verstappen, Hamilton, Norris, LeClerc, Sainz, Ricciardo, Stroll (foi bem o Canadense), Gasly, Raikkonen em 9º e Ocon fechando os que marcaram pontos. Alonso em 11º, seguido por Perez (que dia ruim), Tsunoda e Giovinazzi. Daí para frente, todos abandonaram.Menção honrosa ao Mazepin, que não decepcionou: escapou da pista na volta 62 de 63. Já pensou se ele passa a corrida toda ileso? Confesso que iria estranhar.Agora, uma opinião: quem assistiu a corrida, conseguiu ver Hamilton agachado no Pit, com as mãos na cabeça, meio que não acreditando no tamanho da bobagem que tinha feito, quando saiu da pista antes do Safety Car. Ele não estava fazendo questão alguma de esconder, porém, o inglês mostrou hoje porque ele é Lewis Hamilton: voltou para a prova, teve sorte de campeão, terminou em segundo, fez a volta mais rápida e, ainda, é o líder da tabela. Por 1 ponto. Mas é. Queria eu ter a sorte dele: quando dá errado, ainda dá certo.1 ponto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *