Conteúdo

Goleadas de Caps e Oilers; Flyers viram no finalzinho em provável despedida de Giroux; Vegas voltam a vencer e mais da quinta-feira de NHL

18 de março de 2022

(Por Diego Dias)

A rodada de quinta-feira (17) da National Hockey league pode ter marcado a despedida de Claude Giroux do Philadelphia Flyers. Alvo de rumores de troca, o capitão da equipe foi relacionado para enfrentar o Nashville Predators para que pudesse completar a marca de 1.000 jogos na carreira com a camisa dos Flyers.

No gelo, a equipe parecia contagiada pelo momento de Giroux e se impôs no 2º período, mesmo com Tanner Jeannot empatando para os Preds com 23 segundos de período. No minuto seguinte, Cam York restabeleceu a vantagem de Philadelphia e James Van Riemsdyk ampliou pegando uma sobra de disco na crease de Juuse Saros.

Porém, Nashville mostrou o porquê de estarem na briga pelos playoffs e não demoraram a acender a lâmpada em disparo de Phillip Myers que passou por entre as pads de Carter Hart. O gol animou a equipe, que aproveitou um power play nos instantes finais para empatar com Ryan Johansen, para no último período virar o jogo no primeiro minuto com Filip Forsberg (outro especulado em trocas).

Os Flyers foram para o tudo ou nada, mas tiveram um gol anulado de Derrick Brassard após desafio do técnico de Nashville antes de Kevin Hayes anotar o quarto tento da equipe. Quando a prorrogação era certa, Joel Farabee disparou do círculo direito e o puck resvalou na trave antes de morrer nas redinhas e dar o resultado ao time da casa.

Final: Nashville Predators 4 @ 5 Philadelphia Flyers


Já o Vegas Golden Knights suou bastante, mas conseguiu colocar um fim na série de 5 derrotas ao passar pelo Florida Panthers. A equipe parecia que teria vida fácil depois de buscar a virada em tentos de Brett Howden e Yevgenii Dadonov em dose dupla para fazer 3x1. Mas Sam Bennett no fim do 2º terço de jogo, e seu xará Sam Reinhart em power play restabeleceram o empate dos Panthers no duelo.

Para piorar, Jack Eichel não retornou para o período final depois de sentir o ombro, mas para sorte dos Golden Knights, não houve tempo para lamentos uma vez que Nicholas Roy puxou o contrataque e cortou para a esquerda tirando do alcance de Spencer Knight para fazer o quarto de Vegas. Florida tentou um último esforço sacando Knight e deixar seis patinadores, mas William Karlsson garantiu o triunfo de Vegas com a meta vazia.

Final: Florida Panthers 3 @ 5 Vegas Golden Knights


No duelo novaiorquino, o New York Islanders segurou a intensidade do New York Rangers durante os 60 minutos, com boa atuação do goleiro Ilya Soorkin. A equipe de Long Island aproveitou um power play para abrir o marcador logo aos 50 segundos do 2º período com Anders Lee e se animou na partida, dando bastante trabalho para Igor Shesterkin.

Os Rangers mantiveram um ritmo forte, e o empate não demorou a vir com o artilheiro Chris Kreider, que aproveitou um power play e fez seu 40º gol na temporada. O confronto seguiu em aberto com ambos os lados levando perigo, até que a menos de dois minutos do fim Kyle Palmieri ganhou o disco de Ryan Lindgren e avançou para marcar o gol da vitória dos Isles.

Com uma boa dose de polêmica, já que Palmieri cometeu falta ignorada pela arbitragem em Lindgren na jogada. Mesmo assim, os Islanders mantêm o bom momento de 4 vitórias nas últimas 5 partidas.

Final: New York Islanders 2 @ 1 New York Rangers


Em outro duelo entre rivais da divisão Metro, o Washington Capitals ignorou o fato de estar na arena adversária e logo tomou as rédeas da partida com Anthony Mantha indo às redinhas por duas vezes mesmo pouco presente no ataque no período inicial. O Columbus Blue Jackets, mesmo exigindo do goleiro Vítek Vanecek, tinham dificuldades em furar o bloqueio e viram Martin Fehervary sair na cara de Joonas Korpisalo e anotar o terceiro gol da noite e encerrar a participação do goleiro finlandês.

Columbus só tirou seu zero graças a dois power plays seguidos, com o último deles sendo aproveitado por Oliver Bjorkstrand. Mas nada que abalasse os Caps, que também usaram da vantagem no gelo para fazer 4x1 em disparo de Alexander Ovechkin para esfriar o ímpeto dos Jackets. Patrik Laine até marcou no início do 3º terço, mas Washington outra vez acendeu a lâmpada em transição para a zona ofensiva completada por Connor McMichael, sem chances para Elvis Merzilikins.

Os Blue Jackets tentaram voltar pro jogo sacando Elvis Merzilikins no 4 contra 4, mas Connor Sheary viu o gol vazio e anotou outro tento para os Caps. Assim, coube a Evgenii Kuznetsov fechar a conta em power play já nos últimos minutos.

Final: Washington Capitals 7 @ 2 Columbus Blue Jackets


Outro a garantir o resultado cedo foi o Edmonton Oilers. Depois de Kailer Yamamoto e Connor McDavid abrirem 2 de vantagem frente ao Buffalo Sabres, foi a vez de Leon Draisaitl e Darnell Nurse dobrarem a margem na 2ª etapa, quando Buffalo já começava a ter mais iniciativa ofensiva.

Victor Olofsson fez o de honra dos Sabres já no período final, mas a equipe mesmo no power play permitiu a Devin Shore pedar o disco na zona neutra e avançar para vencer Craig Anderson e anotar o quinto de Edmonton. O power play dos Oilers também fundcionou e Tyson Barrie deu números finais com um one-timer.

Final: Buffalo Sabres 1 @ 6 Edmonton Oilers
 
Destaques da quinta-feira

Estrelas da rodada: John Klingberg (2G, 1A), Anthony Mantha (2G) e Alex Nedeljkovic (shutout de 43SV)
Jogo da rodada: Flyers x Predators
Jogada decisiva: Gols de John Klingberg para forçar o overtime e depois dar a vitória aos Stars no tempo extra.
Sinal vermelho: Sharks, com apenas 2 vitórias nos últimos 7 jogos.
Sinal amarelo: Hurricanes, que perderam a 2ª consecutiva e veem os Penguins se aproximarem da liderança da divisão Metropolitana.
Sinal verde: Oilers, que chegaram a 4 vitórias seguidas, e Capitals, com 6 triunfos em 7 jogos.

Outros resultados

Dallas Stars 4 @ 3 Montréal Canadiens (OT)
San Jose Sharks 0 @ 3 Los Angeles Kings
Pittsburgh Penguins
3 @ 2 St Louis Blues (SO)
Carolina Hurricanes 2 @ 3 Toronto Maple Leafs
Detroit Red Wings
1 @ 0 Vancouver Canucks