Conteúdo

Giants eliminam Cowboys e dependem dos Eagles para ir aos playoffs

3 de janeiro de 2021

(por Marcos André)

Cowboys e Giants entraram na semana 17 numa situação peculiar: o vencedor do confronto seguiria vivo na disputa do título da inusitada NFC Leste – dependendo, ainda, de uma vitória dos Eagles contra Washington. O perdedor, daria adeus às chances de pós-temporada.

O começo do jogo foi melhor para os donos da casa. Daniel Jones mostrou mais mobilidade que nos últimos jogos e conseguiu conduzir duas campanhas para touchdown no primeiro tempo. Com o ataque de Dallas enfrentando muita dificuldade, Greg Zuerlein foi o destaque dos dois primeiros quartos, com 3 field goals – incluindo um de 57 jardas no estouro do cronômetro.

A partir do segundo tempo, a maré virou para os visitantes. Os Cowboys aproveitaram um drop de Evan Engram, que resultou numa interceptação, e logo entraram na endzone para deixar o jogo em 20 a 16. Logo em seguida, outro FG cortou a vantagem de NY para apenas 1 ponto.

Em praticamente todo o 4º período, as defesas se sobressaíram. Os dois ataques acumularam campanhas frustradas e punts. Já na reta final do confronto, veio o momento mais decisivo do jogo. Daniel Jones, numa 3ª descida bem longa, conectou um passe para Dante Pettis posicionar um field goal de 50 jardas. Nitidamente, a bola bateu no chão, mas a arbitragem em campo deu recepção. Mike McCarthy, em vez de desafiar a marcação, assistiu apaticamente o kicker dos Giants entrar e chutar o field goal, que ampliou a vantagem para 4 pontos. Se tivesse jogado a bandeira vermelha no chão, os donos da casa seriam forçados a chutar um punt.

Perdendo por 4 pontos – em vez de apenas 1 -, Andy Dalton foi forçado a tentar conduzir um drive para touchdown. Jogando no sacrifício, depois que um defensor de NY acidentalmente pisou em sua mão, o QB fez boas jogadas e chegou a linha de 7 jardas. Na 1ª pro TD, um sack basicamente destruiu as chances dos Cowboys.

Já com a bola de volta, os Giants só tiveram que gastar o relógio. Vitória garantida? Que nada. A NFC Leste segue sendo a divisão mais peculiar da liga. Wayne Gallman conseguiu o 1st down da vitória, mas sofreu um fumble e derrubou o coração dos torcedores de NY junto com a bola. Após uma longa checagem no replay, os árbitros mantiveram a posse com os Giants, que ajoelharam para a vitória.

 

Placar final: New York Giants 23 x 19 Dallas Cowboys


 

Com a vitória, o NY Giants sonha em ser o primeiro time da história a ganhar uma divisão com apenas seis vitórias. Para isso, torcem para os Eagles, no SNF. Já Dallas termina de forma melancólica uma temporada conturbada do início ao fim.