david beckham inter miami 2018 dn0t31uvf3k5171e3lyouqfsb
MLS

Franquias da MLS: um negócio em crescimento

(por Leonardo Costa)O jornal argentino Ámbito, publicou nesta sexta-feira (23) uma matéria de Eduardo Perimbelli sobre como a MLS vem aumentando em número de franquias, ao mesmo tempo que adquirir uma nova franquia tem sido um excelente negócio.O texto mostra que em 2006 existiam 12 equipes na liga, mas no ano de 2023 chegará aos 30 times, com a estreia do Austin FC em 2021, além de equipes em Charlotte, St. Louis e Sacramento.A equipe “13” da liga foi o Toronto FC, que pagou US$ 10 milhões para ingressar em um projeto de expansão da liga. Charlotte, que vai estrear em 2022, por exemplo, desembolsou US$ 325 milhões, ou seja, 3250% a mais do que a equipe canadense.Um bom exemplo do bom negócio que tem se convertido investir em novas franquias, o Orlando City, cujo o proprietário é o brasileiro Flávio Augusto da Silva. Flávio pagou US$ 70 milhões em 2015 para que sua equipe participasse da MLS, e agora já tem propostas de venda por ao redor de US$ 400 milhões. No ano passado, a revista Forbes avaliou o Orlando City em US$ 295 milhões, 12ª entre as 24 equipes da liga.Outro investidor que parece ter feito um bom negócio é o ex-jogador David Beckham, adquiriu o Inter Miami pela bagatela de US$ 25 milhões, em um acordo previamente costurado com a MLS durante sua passagem pelo Los Angeles Galaxy. Hoje a franquia do astro está avaliada em US$ 250 milhões.Outras cidades já demonstraram interesse de ter uma equipe na MLS, como Detroit, San Diego, além de Las Vegas, Phoenix e Indianápolis. Isso nos leva a crer que em poucos anos a liga possa ter 32 participantes, igualando o número de equipes da NFL, liga dos Estados Unidos com o maior número de franquias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *