Conteúdo

Foyt anuncia Bourdais para últimas provas de 2020 e toda a temporada de 2021

15 de setembro de 2020
18h 33

 (por Geferson Kern / colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com)

Equipe do brasileiro Tony Kanaan na Fórmula Indy nas últimas três temporadas, a A. J. Foyt Racing anunciou nesta terça-feira (15) a contratação do francês Sebastien Bourdais. O tetracampeão da Champ Car pilotará o tradicional carro #14 nas três últimas provas de 2020 e em toda a temporada de 2021. Na rodada dupla no misto de Indianápolis, o novato canadense Dalton Kellett, que pilotava o carro nas provas em circuitos mistos, será realocado para o terceiro carro da equipe.

Bourdais competia até o ano passado pela equipe Dale Coyne. Para 2020, havia fechado contrato com a Foyt para participar de três provas, entre elas o GP de St. Petersburg, que vai fechar o campeonato. Em função das mudanças provocadas pela pandemia, no entanto, o acordo foi remanejado. O veterano de 41 anos, que neste ano disputa a temporada completa da IMSA WeatherTech SportsCar Championship, iniciará sua colaboração com a equipe logo após disputar as 24 Horas de Le Mans, em sua terra natal, neste fim de semana.

“Estou realmente feliz de correr nas três últimas provas deste ano, é ótimo para a gente começar cedo a próxima temporada”, comentou Bourdais. “O ano de 2020 tem sido muito estranho e mal posso esperar para finalmente estar no carro”, acrescentou. “O pouco tempo que tivemos para trabalhar juntos se mostrou muito promissor. É uma pena que as corridas [de Bourdais] conosco tenham sido atrapalhadas pela pandemia. Não há dúvida de que ele [o piloto] é uma grande adição para nossa equipe”, comentou o presidente da Foyt, Larry Foyt.

Além do carro #14 para Sebastien Bourdais nas três provas restantes do campeonato e do #41 para Dalton Kellett na rodada de Indianápolis, a Foyt manterá nas provas finais do ano o carro #4 para Charlie Kimball, vaga que foi ocupada nas duas temporadas passadas pelo brasileiro Matheus Leist. Ele e Kanaan negociam possíveis acordos para estarem presentes no grid na próxima temporada. 

Sebastien Bourdais é o terceiro maior campeão da Indy na história, com quatro títulos, conquistados consecutivamente na Champ Car de 2004 a 2007. Ele está empatado em número de conquistas com Mario Andretti e Dario Franchitti e atrás apenas de Scott Dixon (cinco títulos) e do novo chefe A. J. Foyt, com sete. A estreia dele será na rodada dupla do misto de Indianápolis, 12ª e 13ª etapas do campeonato, dias 2 e 3 de outubro, respectivamente.