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Automobilismo

Fórmula 1 2021 – Confira o nosso Power Ranking das equipes

(por Jefferson Castanheira) Os treinos de pré temporada já terminaram e faltam poucos dias para subirem os giros dos motores e irmos para a largada! As luzes vermelhas se apagarão no próximo dia 28 de Março, direto do GP do Bahrein, com largada programada para às 12h de domingo, horário de Brasília. Após o término dos treinos e com os carros na pista realizando todos os tipos de testes, vamos para o nosso Power Ranking da Playmaker Brasil sobre como chegarão as equipes para a estreia da temporada 2021 da principal categoria do automobilismo mundial.  10º – Haas A equipe americana mostrou seu Haas VF-21 e, nas pistas até então, não demonstrou grandes avanços da temporada anterior pra cá. Os pilotos Mick Schumacher e Nikita Mazepin pouco tiveram avanços do dia 1 até o último de testes permitidos, e devem torcer para uma curva de melhoria bem acentuada durante o ano. O carro segue pesado demais e não tem qualquer atualização – a não ser na cor – e avanços na área aerodinâmica e na construção do chassis. A unidade de potência da Ferrari parece que melhorou de fato do ano passado para cá, mas o time de desenvolvimento da equipe tem muito trabalho pela frente, o cargo de Gunther Steiner fica cada vez mais arriscado – assim como a presença da equipe na categoria para 2022. 9º – WilliamsSerá o primeiro ano da Williams agora não mais sob controle da família e do time garagista Williams, após a aquisição da equipe pelo fundo de investimento americano Dorilton Capital. A equipe colocou o seu Williams FW43B na pista e viu um avanço – principalmente no chassis – após o término da temporada anterior. Mas, esse avanço não garante tanto o sucesso ao time que tem George Russell e Nicolas Latifi, já que em condições climáticas onde há uma resistência maior do vento e questões aerodinâmicas atrapalham um desempenho melhor da do carro da Williams. George Russell disse que a temporada será um grande “io-iô” para a equipe em 2021, prevendo que terá momentos altos e baixos. 8º – Alfa RomeoA equipe teve 422 voltas realizadas nos testes do Bahrein, com Kimi Raikkonen colocando o Alfa Romeo C41 em quarto lugar no último dia dos testes gerais. Tanto o “Ice Man” quanto Antonio Giovinazzi ficaram felizes e elogiaram a estabilidade do carro, mas aparentemente o modelo não tem um teto muito alto de desenvolvimento e já foca em 2022 – quando o regulamento dos carros mudará drasticamente. Deve ficar de fato no meio do pelotão e deixar Haas e Williams pra trás, focando em pontuações ocasionais nas 22 provas do ano. 7º e 6º – Aston Martin e AlphaTauriAs duas equipes pintam empatadas em desempenho, mas se existir um critério de desempate, os carros da AlphaTauri demonstram muito mais durabilidade do que os ainda incertos desempenhos duráveis das peças da estreante Aston Martin (principalmente na caixa de câmbio, já que tiveram problemas quase que todos os dias). A Aston Martin, que virá de Sebastian Vettel e Lance Stroll, terá que focar muito nesses quesitos para finalizar as corridas, mas já demonstra que tem sim um carro competitivo para brigar por pontos e presenças num eventual Q3, mas deixemos a janela da equipe aberta para o que eles podem entregar durante a temporada, tendo um potencial enorme. Já a AlphaTauri segue com um carro muito estável e rápido que pode incomodar quem está na frente em eventuais disputas por posição. Yuki Tsunoda e Pierre Gasly tem muito trabalho pra fazer na equipe secundária da Red Bull, mas já demonstram que o carro pode ir mais longe durante a temporada e, principalmente, entregar menos erros mecânicos do que em 2020.  5º – FerrariOs Tifosi não estão nada felizes com a nova Ferrari SF21. Não só controversa com uma pintura extremamente duvidosa, o carro não tem tanta melhoria do ano passado para cá, a não ser pelo desenvolvimento necessário na unidade de potência que agora faz o carro parecer menos um bólido pesado nas retas e com dificuldade de torque e aceleração. A equipe de Maranello está otimista na reconstrução durante a temporada, mas a equipe de Charles Leclerc e o novo chegado Carlos Sainz – que pouco se sentiu em casa nesses primeiros dias como piloto da escuderia – sofreu com problemas técnicos que devem ser corrigidos pra primeira etapa do campeonato. A paciência com o diretor da equipe Mattia Binotto deve estar chegando ao fim, e a Ferrari precisa voltar a lutar pelo menos por pódio em 2021, se ele quiser manter o cargo no time mais popular do certame. 4º – AlpineO A521 foi completamente surpreendente na pista e marcou o retorno de Fernando Alonso à categoria. A parceria anglo-francesa da Renault com a Alpine colocou fogo nas equipes de frente intermediária para as que realmente lutam por uma vitória, com um desempenho muito veloz, principalmente, nas retas onde a unidade de potência da Renault fala mais alto. Com inclusive um novo conjunto de refrigeração apelidado de “Jumbo Air-Box”, a equipe vem com muita força no grid e pode de fato surpreender com um carro leve e bem desenvolvido. Davide Brivio chega para tentar fazer a parceiria dar muito certo e colocar Esteban Ocon e Fernando Alonso nos lugares mais altos de disputa nas corridas. 3º – McLarenCom um novo motor Mercedes e Daniel Riccardo agora na equipe inglesa, a McLaren demonstrou um carro muito melhorado de 2020, apesar de poucas voltas no circuito do Bahrein. O carro manteve um ritmo forte e rápido em todas as vezes que foi para a pista e promete entregar grandes disputas na ponta com Norris e Riccardo muito provavelmente discutindo sobre quem será o piloto Nº1 da equipe gerenciada pelo competente Zak Brown. O novo difusor do time, completamente diferente das outras equipes, pode botar o carro em desempenhos mais agressivos por resolver de modo diferenciado a pressão aerodinâmica, o que pode fazer com que o carro seja mais rápido em curvas de baixa velocidade e, se configurado com menos asa dianteira, mais velocidade em circuitos de grandes retas. 2º e 1º – Red Bull e MercedesOK, talvez você discorde disso, mas o desempenho da Red Bull nos testes do Bahrein foi absolutamente sensacional e pode sim, finalmente, brigar com as Mercedes de Lewis Hamilton e Valteri Bottas. Lewis Hamilton disse em entrevista que o “carro não está sendo rápido o suficiente e que tem muito trabalho a fazer”, mas, mesmo quando a equipe mais dominante dos últimos anos parece ruim, eles estão muito bem também. O carro está extremamente rápido como no ano anterior, mas a falta de melhorias para 2021 talvez faça o sorriso de Christian Horner, chefe da Red Bull, se abrir. Com o novo RB16B, a Red Bull voou no deserto e impressionou a todos com tamanho desempenho em turnos longos principalmente quando estava andando no limite, fazendo uma volta mais rápida que as Mercedes na mesma situação. Sergio Perez e Max Verstappen – que inclusive disse que esse é o carro mais rápido que ele já guiou – devem fazer frente a Mercedes nesta tão aguardada temporada. Se esses sinais são falsos ou verdadeiros, só descobriremos na primeira etapa da temporada no final de semana dos dias 26, 27 e 28 de março, direto de Sahkir, no Bahrein. E a Playmaker Brasil fará a cobertura completa dos treinos oficiais e etapas de toda a temporada!  

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