Conteúdo

FIA diz que Aston Martin não copiou carro da Red Bull e encerra investigações

20 de maio de 2022

(por Mattheus Prudente)

Uma das polêmicas da semana do GP da Espanha foi o novo design do carro da Aston Martin, que muitos afirmam que parece com o carro da Red Bull. Por isso, a FIA abriu uma investigação para saber se há uma cópia da montadora britânica, mas, nesta sexta-feira (20), a entidade disse que não há sinais de que a Aston Martin copiou o design. 

A FIA lançou uma nota oficial anunciando a sua decisão e dizendo que “apesar de ser proibido usar peças de engenharia de outras equipes, não é proibido que peças do design sejam inspiradas em outras”. A Red Bull, por sua vez, também lançou uma nota, onde afirmam que “imitação é a pior forma de trapaça”, mas que aceitam a decisão da FIA. 

Depois que o novo design do carro da Aston Martin saiu da garagem, muitos observaram que existia uma semelhança grande com os carros da Red Bull, principalmente com os sidepods e a asa dianteira. Isso levantou muitas questões dentro do paddock, que levaram, por sua vez, à investigação da FIA. 

Essa não é a primeira vez nos últimos anos que algum carro está tendo problemas com acusações de cópia. A antiga equipe da Aston Martin, Racing Point, foi acusada da mesma coisa em 2020, quando o carro foi apelidado de “Mercedes Rosa” por conta da sua semelhança com a Mercedes de 2019. Neste ano, a Haas também já foi acusada de ser parecida com a Ferrari.