Conteúdo

Fernando Alonso é anunciado como substituto de Sebastian Vettel na Aston Martin

1 de agosto de 2022

(por Mattheus Prudente)

A Aston Martin vai mudar de campeões mundiais para a próxima temporada. Depois do anúncio de aposentadoria de Sebastian Vettel na semana passada, a equipe britânica anunciou, nesta segunda-feira (1) a chegada de Fernando Alonso, que vai deixar a Alpine e se juntar a eles na próxima temporada. 

Alonso deixa a Alpine por conta de um impasse contratual, já que o experiente espanhol, que recentemente completou 41 anos, queria mais dois anos de acordo com a equipe francesa, enquanto a Alpine queria dar apenas um ano. A Aston Martin, então, já anunciou que o espanhol bicampeão do mundo vai assinar um contrato de mais de uma temporada. 

Com a saída de Alonso da Alpine, a equipe fica livre para dar a vaga no grid para a jovem estrela Oscar Piastri, campeão da Fórmula 2 no ano passado que ficou como piloto de testes neste ano. Se tivessem mantido Alonso, existia a especulação de que Piastri seria “emprestado” para outra equipe, com a Williams tendo interesse. No entanto, o australiano deve ficar com a sua equipe. 

A Aston Martin vive dias ruins desde que parou de se chamar Racing Point. No ano passado, em seu primeiro ano como Aston Martin, eles ocuparam apenas a sétima posição no campeonato de construtores, e, após algumas mudanças feitas na diretoria, eles pioraram em 2022, e ocupam a nona colocação no momento.  

Lance Stroll, filho do dono da equipe Lawrence Stroll, será o companheiro de Alonso na equipe. A busca por Alonso passa muito pela vontade da Aston Martin de ter um veterano para liderá-los, já que acreditam que um piloto novato para ficar ao lado de Stroll não seria interessante. Essa será a sexta equipe da carreira de Alonso, que já guiou pela Minardi, Renault, McLaren, Ferrari e Alpine.