Conteúdo

Esquenta UFC Vettori vs Holland - Confira o que esperar de mais um evento Fight Night do Ultimate

9 de abril de 2021

(por Rafael Lima)
 

Neste sábado (10) o UFC volta a APEX, em Las Vegas, para mais um evento Fight Night. Originalmente, a luta principal era entre Darren Till e Marvin Vettori, e o vencedor se credenciaria para disputar o cinturão contra Israel Adesanya, porém, o lutador inglês sofreu uma lesão faltando 10 dias para o evento e teve que ser substituído. Quem salvou o card foi Kevin Holland, que aceitou de última hora o compromisso para tentar se recuperar da derrota recente para Derek Brunson. Confira as impressões sobre os principais combates desse Fight Night.
 

Marvin Vettori vs Kevin Holland

O italiano Marvin Vettori (16-4-1) é um dos pesos-médios mais duros do mundo, versátil, forte, dono de um bom wrestling e difícil de ser derrubado, o lutador está na melhor fase da carreira, colecionando quatro vitórias em seus últimos quatro compromissos. Curiosamente, a última derrota do italiano foi para o campeão Adesanya, por decisão dividida, fato que o coloca como o peso-médio que ficou mais próximo de vencer o nigeriano.  

Do outro lado, Kevin Holland (21-6) é um nocauteador nato, muito bom na luta em pé, com mãos rápidas e pesadas, o tipo do lutador que leva perigo para qualquer um, porém, em seu último combate, diante de Derek Brunson, Holland deixou claras as falhas em seu jogo de luta agarrada, se deixando dominar pelo adversário sem ter o antídoto necessário para combate-lo. 

Em um embate entre os dois, a vantagem é de Vettori, pois possui um jogo fantástico na tua agarrada e ainda é versátil a ponto de não sofrer tanto na trocação. A grande chance de Holland é a mão entrar no primeiro round, quando ainda está descansado e com toda potência, mas, conforme o duelo for se prolongando, a situação do americano ficará muito difícil. Favoritismo total para o italiano, que em caso de vitória, pode se colocar como o principal desafiante pelo cinturão.

 

Arnold Allen vs Sodiq Yusuff

Na penúltima luta, dois pesos-penas que costumam dar bons shows ao público. O britânico Arnold Allen (16-1), número 10 do ranking, é um lutador completo, tem um boxe decente, é difícil de derrubar e é consistente no jogo de chão, mesmo sendo faixa roxa de jiu jitsu. Vindo de nove triunfos consecutivos, derrotando os experientes Gilbert Melendez e Nick Lentz em sequência, Allen chega motivado para o combate, sabendo que uma vitória pode fazer o UFC lhe dar lutadores melhor ranqueados na categoria. 

Sodiq Yussuf (11-1) é mais um nigeriano pedindo passagem no Ultimate. Número 11 na categoria, o lutador africano está acostumado a trucidar os adversários com golpes potentes e muita força física. Vindo de seis triunfos consecutivos, Yussuf terá em Allen seu maior desafio na carreira e apesar de não ter a mesma técnica do adversário, ele tem todas as armas para surpreender.

O combate tem tudo para ser um dos melhores da noite, com dois lutadores buscando o nocaute e trocando golpes. Por ser mais versátil, Allen poderá sentir mais onde ficará confortável para lutar, mas ambos tem poder de encerrar o embate antes do tempo, por isso, é bom não piscar.

 

Nina Ansaroff vs Mackenzie Dern

Duas americanas com ligações brasileiras se enfrentarão em um combate que tem tudo para ser muito técnico. Nina Ansaroff é casada com a brasileira Amanda Nunes, simplesmente a maior lutadora de todos os tempos, que estará no córner da amada. Do outro lado, Mackenzie Dern é filha do lendário lutador de Jiu Jitsu Wellington “Megaton” Dias, por isso, visita bastante o Brasil e fala português fluente. 

Nina (10-6), quinta colocada entre as pesos-palha do UFC, é mais experiente no MMA e tem um estilo versátil, com habilidade na trocação, mas com predileção pela luta agarrada. A americana vem utilizando melhor o jogo em pé, mas, quando buscava entrar na rota do cinturão, foi derrotada por Tatiana Suarez, no UFC 238, em junho de 2019. De lá para cá, Ansaroff se dedicou à maternidade e agora espera voltar com vitória para tentar engatar novamente uma sequência de triunfos, como os quatro que tinha antes do revés para Tatiana.

Mackenzie (10-1) é a 11ª primeira no ranking e tem em Nina o maior desafio da carreira. Uma das mais vitoriosas lutadoras de jiu jitsu da história, Dern tem na arte suave sua principal arma e já apresentou chaves em situações inusitadas, como as finalizações muito técnicas diante de Hannah Cifers e Randa Markos. Apesar de também ter sido mãe há pouco tempo (9 de junho de 2019), Mackenzie Dern tem sido muito mais ativa, lutando três vezes em 2020, saindo vitoriosa em todos os compromissos.

O combate deve ser bem movimentado, ambas evoluíram em pé e tem condições de trocar antes de achar o melhor momento para derrubar, Nina Ansaroff pode querer usar o jogo de grade para tentar derrubar e cair por cima, porém, Mackenzie é perigosíssima por baixo, o que pode fazer a lutadora da American Top Team ter receio de soltar todo o seu jogo. O duelo deve ser um jogo de xadrez, com Ansaroff tentando dominar pontuando e Dern esperando uma brecha para encaixar uma finalização. 

Veja o card completo:

 

UFC Vettori x Holland

10 de abril de 2021, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL (16h)

Peso-médio: Marvin Vettori x Kevin Holland

Peso-pena: Arnold Allen x Sodiq Yusuff

Peso-médio: Sam Alvey x Julian Marquez

Peso-palha: Nina Nunes x Mackenzie Dern

Peso-meio-médio: Mike Perry x Daniel Rodriguez

CARD PRELIMINAR (13h)

Peso-leve: Jim Miller x Joe Solecki

Peso-leve: Scott Holtzman x Mateusz Gamrot

Peso-leve: John Makdessi x Ignacio Bahamondes

Peso-pesado: Yorgan de Castro x Jarjis Danho

Peso-galo: Hunter Azure x Jack Shore

Peso-pena: Luis Saldaña x Jordan Griffin

Peso-meio-pesado: Da Un Jung x William Knight

Peso-meio-médio: Impa Kasanganay x Sasha Palatnikov

 

O evento completo você assiste no Canal Combate.