Conteúdo

Esquenta UFC Ortega vs Zumbi Coreano - Confira tudo sobre o "Fight Night" deste sábado

17 de outubro de 2020
0h 27

(por Leonardo Costa)

O UFC Fight Night terá mais uma edição neste sábado (17), deixando frente a frente Brian Ortega e Jung Chan-Sung, o Zumbi Coreano, em combate válido pelo peso-pena da organização que promete muitas emoções. No co-evento principal, a brasileira Jéssica Andrade enfrenta Katlyn Chookagian pelo peso-mosca feminino. Claudio Silva, Thomas Almeida e Poliana Botelho são os outros representantes brasileiros no evento, e o esquenta você acompanha aqui.

Brian Ortega x Jung Chan-Sung

Brian Ortega vinha com cartel sem derrotas, em 15 lutas, até ser nocauteado por Max Holloway, no UFC 231, em dezembro de 2018. Desde então, o lutador de 29 anos não subiu mais ao octógono e espera reencontrar o caminho das vitórias diante do Zumbi Coreano. Ortega passou por grandes nomes do UFC até perder a invencibilidade contra Holloway em luta válida pelo cinturão. Sua intensidade e versatilidade trazem mais um nome de peso em uma divisão que já é recheada de grandes lutadores e que tem o australiano Alexander Volkanovski como detentor do cinturão.

Embalado por duas vitórias em seus dois últimos combates, contra Renato Moicano e Frankie Edgar, ambos por nocaute, Jung Chan-Sung, o Zumbi Coreano, quer manter a boa fase e se aproximar de uma disputa de cinturão. Atualmente, ele é o 4º do ranking, enquanto Ortega, mesmo sem lutar por quase dois anos, mantém a segunda colocação. Detalhe que, tanto o coreano, quanto seu adversário, nunca levaram uma luta até a decisão dos juízes como lutadores do UFC, e isso por si só já é motivo para que o embate entre eles seja emocionante.

O duelo da noite do evento será entre dois lutadores com estilos bem diferentes de luta. Enquanto Ortega é um exímio finalizador, 4 de seus 6 triunfos no UFC vieram dessa forma, Sung aposta na trocação como sua principal arma. Dessa forma, já é de se imaginar que Ortega encurrale o rival para buscar a queda e trabalhar na zona que sente mais confortável e onde realmente leva vantagem. Porém, precisa saber lidar com a intensa movimentação do Zumbi Coreano, que parece ter mais gasolina no tanque que seu rival, sem falar do tempo de inatividade de Ortega. Em síntese, o coreano entra com leve favoritismo na luta, mas Ortega já mostrou em outra ocasiões que não cansa de surpreender.


Katlyn Chookagian x Jéssica Andrade

No co-evento principal, a brasileira Jéssica Andrade, ex-campeã peso-palha, tenta dar a volta por cima após duas derrotas consecutivas, para Zhang Weili e Rose Namajunas, em uma nova categoria. Sua primeira luta nos moscas será com uma postulante ao cinturão, e uma vitória da brasileira logo em sua estréia promete mexer com o ranking da divisão.

Atrás apenas de Valentina Shevchenko, detentora do cinturão dos moscas, Katlyn Chookagian vem fazendo o suficiente para se manter entre as tops da divisão. De suas 10 lutas no UFC (7 vitórias e 3 derrotas), 9 delas foram decididas pelos juízes, sendo sua derrota para Valentina a única que acabou antes do tempo. Ela aposta em sua resistência e maior alcance para vencer a brasileira e, quem sabe, lutar novamente pelo título.

Jéssica é mais agressiva do que a rival e deve ditar o ritmo no embate entre elas. Porém, o fato de ter menor envergadura do que Chookagian pode fazer com que a brasileira dose um pouco suas investidas, o que por sua vez também pode favorecer sua rival, que adora cozinhar a luta e pontuar ao longo do tempo. A luta no solo não deve ser uma opção viável para Jéssica, que precisa encurtar a distância e ser efetiva em seus golpes. Muito equilíbrio, mas com leve vantagem para Chookagian.


Claudio Silva x James Krause

Ainda no card principal, o brasileiro Claudio Silva enfrenta James Krause pelo meio-médio. Com exceção de uma desqualificação em sua primeira luta profissional, Cláudio espera seguir o caminho das vitórias, 14 seguidas, 5 delas no UFC. Bem mais experiente, com 12 lutas apenas no UFC, Krause quer deixar para trás a derrota para Kevin Giles em sua última apresentação. A luta pode ser decidida em qualquer área, mas é no solo que ambos lutadores conseguiram seus principais triunfos. O brasileiro vive melhor momento, mas vem de pouco mais de um ano sem lutar. De qualquer forma, Claudio Silva deve levar essa e de quebra entrar no top-15 da divisão.


Thomas Almeida x Jonathan Martínez

Abrindo o card principal, a luta entre os penas Thomas Almeida e Jonathan Martínez é uma das mais esperadas da noite. Thominhas vinha com cartel perfeito (21-0) até de ser derrotado por Cody Garbrandt. Após isso, foram mais duas derrotas em três lutas e quase três anos sem disputar nenhum combate. O brasileiro vai enfrentar Martínez, que ainda não conseguiu se firmar no UFC, mas que vem de nocaute sobre Frankie Saenz em agosto deste ano. A maior incógnita do combate é sobre qual nível o Thomas vai apresentar, e contra Martínez, que pode não ser o mais exímio dos nocauteadores, precisa usar a cabeça para não se empolgar após tanto tempo longe do octógono. Por coerência, Martínez entra como favorito, já que enquanto Thomas não lutava, ele venceu três oponentes, incluindo uma performance da noite.


Gillian Robertson x Poliana Botelho

Primeira brasileira a lutar no evento, Poliana Botelho, que está sem lutar há um ano e meio por lesão, quer vencer Gillian Robertson e entrar para o top-15 da divisão. Foram três vitórias da brasileira em quatro lutas no UFC, a mais recente delas contra Lauren Mueller, por decisão unânime, no UFC 236. Sua rival, a canadense Robertson, também vem de vitória em sua última luta, ao finalizar Cortney Casey em junho deste ano. O poder de finalização de Robertson pode marcar diferença no duelo, mas ela não pode descuidar da potência da brasileira.

Confira o card completo.
 

UFC Ortega x Zumbi Coreano

17 de outubro de 2020, na Ilha da Luta

CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Brian Ortega x Chan Sung Jung
Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Jéssica Bate-Estaca
Peso-meio-pesado: Jimmy Crute x Modestas Bukauskas
Peso-meio-médio: Cláudio Hannibal x James Krause
Peso-pena: Thomas Almeida x Jonathan Martinez

CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Mateusz Gamrot x Guram Kutateladze
Peso-mosca: Gillian Robertson x Poliana Botelho
Peso-médio: Jun Yong Park x John Phillips
Peso-leve: Jamie Mullarkey x Fares Ziam
Peso-meio-pesado: Gadzhimurad Antigulov x Maxim Grishin
Peso-galo: Said Nurmagomedov x Mark Striegl

O evento começa às 17h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo do Canal Combate.