Conteúdo

(Por Leonardo Costa)

 

Após o show do UFC 259, a organização preparou mais uma edição neste sábado. É o UFC Fight Night: Edwards vs Muhammad, que vem com um card recheado de lutadores ascendentes e que conta com os brasileiros Matheus Nicolau e Gloria de Paula. O esquenta do evento você confere aqui na Playmaker Brasil.

 

Leon Edwards vs Belal Muhammad

Com apenas duas derrotas em suas 12 lutas no UFC, incluindo uma sequência ativa de 8 vitórias consecutivas, Leon Edwards chega em seu melhor momento na carreira, em que uma possível disputa pelo cinturão dos meio-médios está mais próxima do que nunca.

Quarto colocado do ranking, Edwards vem de vitória sobre o brasileiro Rafael dos Anjos por decisão unânime. Seu duelo contra Tyron Woodley e, posteriormente contra Khamzat Chimaev foram adiados por problemas relacionados ao coronavírus, até que a organização escalou Belal Muhammad como seu novo adversário na luta principal da noite.

Exatamente um mês atrás, Muhammad venceu o brasileiro Dhiego Lima por decisão unânime. Com a desistência de Chimaev, o lutador de origem palestina não pensou duas vezes e aceitou o desafio de enfrentar um lutador que está 10 posições acima no ranking.

Muhammad tem apenas uma vitória por nocaute em 12 lutas no UFC, e boa parte de suas últimas vitórias vieram pela decisão dos árbitros. Apesar disso, costuma pressionar seus rivais a todo instante, e contra Edwards terá sua maior oportunidade na organização até o momento.

Será um embate entre dois lutadores de muita entrega e que possuem uma grande capacidade de adaptação ao jogo do rival. Muhammad deve começar à sua maneira, pressionando Edwards, que por sua vez já mostrou mais armas ao longo da carreira. O longo tempo de inatividade de Edwards, mais de um ano, pode favorecer Muhammad, o que deixa a luta aberta, mas com o favoritismo para o 4º do ranking.

 

Misha Cirkunov vs Ryan Spann

O letão Misha Cirkunov começou a todo vapor no UFC, mas após algumas derrotas, está buscando um recomeço no UFC. Contra Jim Crute, no UFC Fight Night: Cowboy vs Gaethje, Cirkunov ganhou o prêmio de Performance da Noite, e um novo triunfo pode fazer chegar ao top 10 dos meio-pesados.

Ryan Spann, rival de Cirkunov e que entrou no UFC via Dana White's Contender Series, viu suas quatro vitórias seguidas serem interrompidas pelo brasileiro Johnny Walker em setembro do ano passado, e precisa da vitória para voltar a subir no ranking da divisão.

A juventude de Spann é um trunfo e também sua debilidade. Ele é um dos lutadores mais versáteis da divisão, mas peca na hora da tomada de decisões, principalmente contra lutadores focados, como Cirkunov, que deve aproveitar um descuido do rival para levar a luta para o chão, onde tem sua melhor performance, com 9 de suas 15 vitórias por submissão.

 

Manel Kape vs Matheus Nicolau

Então campeão do Rizin, o angolano Manel Kape perdeu por decisão unânime para Alexandre Pantoja no começo de fevereiro, pondo fim a sua sequência de três vitórias, todas por nocaute. Não pensou duas vezes em enfrentar o regressado ao UFC Matheus Nicolau, substituindo o lesionado Tagir Ulabekov, e quer sua primeira vitória na organização.

Demitido do UFC em 2018, mesmo após vencer três de suas quatro lutas, Matheus volta querendo mostrar serviço. Com 15 vitórias em 18 lutas, o brasileiro mescla uma infinidade de armas, sendo capaz de finalizar e nocautear com a mesma facilidade. Deverá segurar o ímpeto de Kape no começo do duelo e impor-se aos poucos, principalmente com seu bom wrestling, e tem tudo para reestrear com vitória.

 

Gloria de Paula vs Jinh Yu Frey

Duas derrotas em duas lutas. Esse é o retrospecto de Frey no UFC, que corre risco de ficar fora da organização se não der uma guinada em seu cartel. Contra a brasileira Gloria de Paula, terá uma lutadora que, apesar de não ter o melhor dos recordes, chamou a atenção do UFC com uma contundente vitória sobre Pauline Macias. Gloria tem uma intensidade dentro do octógono que faz com que entre como favorita diante da adversária, e comece com o pé direito na organização.

 

Card Principal

Leon Edwards x Belal Muhammad - Peso Meio-médio

Misha Cirkunov x Ryan Spann - Peso Meio-pesado

Dan Ige vs Gavin Tucker - Peso Pena

Jonathan Martínez x Davey Grant - Peso Galo

Manel Kape x Matheus Nicolau - Peso Mosca

Eryk Anders x Darren Stewart - Peso Médio

Card Preliminar

Angela Hill x Ashley Yoder - Peso Palha

Charles Jourdain x Marcelo Rojo - Peso Pena

Rani Yahya x Ray Rodriguez - Peso Galo

 Glorinha de Paula x Jinh Yu Frey - Peso Palha

Nasrat Haqparast x Rafa Garcia - Peso Leve

Cortney Casey x JJ Aldrich - Peso Mosca

Matthew Semelsberger x Jason Witt - Peso Meio-médio