Conteúdo

(por Isaque Machado)

Anteriormente planejado para acontecer no Rio de Janeiro, o UFC 274 será realizado neste sábado, em Phoenix, Arizona. O UFC retorna à cidade pela primeira vez desde 2019, com duas disputas pelo cinturão, com Charles Oliveira enfrentando o desafiante número 1 da categoria dos pesos leves, Justin Gaethje, na luta principal, e Rose Namajunas defende seu cinturão peso-palha contra a ex-campeã, Carla Esparza. Mas as atrações não param por aí, com diversas lutas emocionantes completando o card.


Charles Oliveira x Justin Gaethje

Recordista em finalizações e em bônus pós-luta no UFC, Charles (32-8, 1 NC)  se destaca como um dos atletas mais empolgantes de todo o plantel do UFC. Já Gaethje (24-3), ex-campeão interino da divisão, foi wrestler All-American da NCAA, mas apesar disso, ganhou quase todas as suas vitórias por nocaute, incluindo vitórias sobre Michael Johnson, James Vick e Edson Barboza.

Entretanto, a luta principal vai ser marcada por um anti-clímax gigante por conta de Oliveira não ter batido o peso da categoria, excedendo o limite em cerca de 200g nesta sexta-feira, perdendo seu cinturão dos pesos leves. Neste caso, Charles não retoma seu título mesmo se vencer, mas Gaethje se torna campeão caso vença.


Rose Namajunas x Carla Esparza

Na luta co-principal, Namajunas (12-4), detém o recorde de mais vitórias por finalização na história do peso-palha, sendo uma das lutadoras mais populares de todo o plantel do evento. Já Esparza (19-6), que deseja recuperar seu cinturão, está na mais longa sequência de vitórias de sua carreira no UFC e deseja replicar sua vitória por finalização contra a campeã.
 

Michael Chandler x Tony Ferguson

O ex-campeão peso-leve do Bellator, Michael Chandler, mede forças com um dos lutadores mais populares do UFC, o ex-campeão interino Tony Ferguson. Os dois lutadores vêm de dois reveses cada e buscam o caminho da vitória e, quem sabe, a garantia de se manterem no emprego.
 

Card recheado de brasileiros

Além de Charles, mais sete brasileiros entrarão em ação no evento de amanhã nas seguintes lutas:
 

Mauricio Shogun x Ovince Saint-Preux

No peso meio-pesado, a lenda do MMA Mauricio Shogun (27-12-1) faz a revanche contra Ovince Saint Preux (25-16), que o venceu por nocaute no primeiro encontro.
 

Francisco Trinaldo x Danny Roberts

Um dos lutadores favoritos do público brasileiro, Francisco Massaranduba (27-8) enfrenta Danny Roberts (18-5) no peso meio-médio.
 

Norma Dumont x Macy Chiasson

Pelo peso-pena feminino, Norma Dumont (7-1) enfrenta Macy Chiasson (8-2). Norma, assim como Charles Oliveira, excedeu o peso limite da categoria em 0,5 libras.
 

Marcos Rogério de Lima x Blagoy Ivanov

Na categoria dos pesos-pesados, Marcos Rogério de Lima, o Pezão, (19-8-1) enfrenta décimo quinto da divisão Blagoy Ivanov (18-4, 1 NC). Em uma luta que promete ser uma das mais imprevisíveis da noite.
 

Melissa Gatto x Tracy Cortez

Melissa Gatto (8-0-2) pelo peso-mosca feminino busca ampliar sua sequência de duas vitórias contra Tracy Cortez (9-1), que andou estrelando pelos bastidores do evento com seu namorado, o também lutador do UFC, Brian Ortega.
 

Kleydson Rodrigues x CJ Vergara

Pelo peso-mosca, Kleydson Rodrigues (7-1) faz sua estreia no UFC neste sábado contra o também ex-participante do Contender Series CJ Vergara (9-3-1).
 

Ariane Carnelossi x Lupita Godinez

Para completar o time brasileiro em ação nesse sábado, Ariane Carnelossi (14-2) vai em busca de sua terceira vitória consecutiva contra Loopy Godinez (7-2) no peso palha.
 

CARD PRINCIPAL
Cinturão peso-leve: Charles Oliveira x Justin Gaethje
Cinturão peso-palha: Rose Namajunas x Carla Esparza
Peso-leve: Michael Chandler x Tony Ferguson
 Peso meio-pesado: Maurício Shogun Rua x Ovince Saint Preux
Peso-leve: Donald Cerrone x Joe Lauzon
 
CARD PRELIMINAR

Peso meio-médio: Randy Brown x Khaos Williams
Peso meio-médio: Francisco Trinaldo x Danny Roberts
Peso-pena: Macy Chiasson x Norma Dumont
 Peso-mosca: Brandon Royval x Matt Schnell
 Peso-pesado: Blagoy Ivanov x Marcos Rogerio de Lima
Peso meio-médio: Andre Fialho x Cameron VanCamp
Peso-mosca: Tracy Cortez x Melissa Gatto
Peso-mosca: Kleydson Rodrigues x CJ Vergara
 Peso-palha: Ariane Carnelossi x Loopy Godinez
Peso-leve: Journey Newson x Fernie Garcia