Conteúdo

(Por Daniel Morales)

A divisão Leste da Liga Americana é uma das mais equilibradas da MLB. Dos cinco times, ao menos quatro possuem condições totais de brigar pelo título da divisão. Boston Red Sox, New York Yankees, Toronto Blue Jays, Tampa Bay Rays e Baltimore Orioles, formam a divisão que tem tudo para ser bastante disputada.

O que esperar?

Quando se olha para a AL East, se observa que dois times saem na frente como favoritos. O atual campeão Tampa Bay Rays, de Wander Franco, Randy Arozarena e companhia, e o todo poderoso New York Yankees, de Aaron Judge, e agora do experiente Josh Donaldson, o grande reforço do time do Bronx para temporada de 2022. Em uma segunda prateleira, aparece o Toronto Blue Jays de Vladimr Guerrero Jr, e o Boston Red Sox, de Rafael Devers e agora de Travor Story, o grande reforço dos meias vermelhas para a temporada.

Toronto terá como grande reforço voltar a poder jogar no Canadá, algo que não ocorreu em 2021 devido às restrições da Covid-19. Já o time do Fenway Park chega para 2022 com um elenco mais enfraquecido do que em 2021. A saída de Eduardo Rodríguez para o Detroit Tigers enfraqueceu o bullpen dos meias vermelhas. Se a chegada de Story reforça o lineup, a falta de reforços para o montinho coloca a temporada do Red Sox como uma pulga atrás da orelha do torcedor.

Já o Baltimore Orioles é o grande favorito a ser o lanterna da divisão. Segue sendo a equipe mais fraca da AL East. Em 2021, os Red Sox foram a grande surpresa da divisão, sendo o segundo colocado e avançando até a Championship Series, quando caiu para o Houston Astros. Por sinal, o time de Alex Cora tirou os dois times mais fortes de sua divisão. Os Yankees em um jogo memorável no Fenway Park no Wild card e os Rays nas Divisional Series.

Favoritos ao titulo da divisão

Os grandes favoritos ao titulo da AL East são os atuais campeões Tampa Bay Rays e o New York Yankees. Os Rays não se reforçaram tanto, mas se mantêm com um time muito bom. Wander Franco, Shane Baz, Kevin Kiemaier e Randy Arozarena são apenas alguns bons jogadores que fazem de Tampa Bay uma equipe muito competitiva. Vice-campeões da World Series em 2020, os Rays seguem como favoritos não só na divisão Leste, mas como em toda a Liga Americana, junto com Astros e Chicago White Sox.

E os Yankees? O time do Bronx teve duas grandes movimentações nesta offseason. A chegada de Josh Donaldson via troca com o Minnesota Twins e a renovação de Anthony Rizzo deixaram o time que já tem a estrela Aaron Judge ainda mais forte. Red Sox e Blue Jays correm por fora e a briga de ambos deve ser mesmo por Wild Card. Com o retorno dos jogos em Toronto, e as chegadas de Matt Chapman ex-Oakland Athletics, e de Kevin Gausman ex-San Francisco Giants, fazem com que Toronto esteja um passo à frente dos Red Sox.

Quem não briga

Os Orioles, como já dito, seguem sendo a equipe mais fraca da AL East. A equipe de Baltimore é praticamente a mesma dos últimos anos e o grande favorito a ser o lanterninha da divisão Leste.