Conteúdo

(por João Zarif)


Todo ano os colunistas da Playmaker Brasil votam para formar oTop 5 de cada posição da NFL. Para a próxima temporada não poderia ser diferente. Vamos conferir o resultado da votação para quarterback!

5- Aaron Rodgers, Green Bay Packers

Um dos grandes nomes da liga na última década, Rodgers vem sendo muito questionado nos últimos anos, mesmo com a falta de talento no corpo de recebedores da equipe. A queda de produção fez com que Green Bay selecionasse um quarterback, Jordan Love, na primeira rodada do Draft 2020. A decisão foi vista como preparação da equipe para substituir seu ídolo máximo em breve, assim como Rodgers fez com Brett Favre em 2008.

Apesar de Rodgers ter tido uma queda de produção, a equipe continuou efetiva no ataque, com um jogo terrestre mais protagonista, e que levou os Packers até a final de conferência na última temporada, quando foram eliminados pelo San Francisco 49ers. Sua capacidade de conduzir o ataque, e ainda seus lançamentos precisos, principalmente quando Devante Adams está saudável, cercam o quarterback de Green Bay de grande expectativa, é por isso que ele fica na quinta colocação do ranking.

 

4- Lamar Jackson, Baltimore Ravens

O MVP da NFL em 2019 encantou milhões de fãs no ano passado, com um estilo de jogo que traz muitas dificuldades para as defesas, pois tem um braço forte, e pode correr muito bem com a bola (bota bem nisso). Essas características unidas trazem dúvidas para a defesa, que não consegue concentrar esforços apenas em uma parte do campo. Apesar de ter sido o grande destaque da temporada regular, Jackson não teve a mesma sorte na pós-temporada, com Baltimore sendo eliminado na semifinal de conferência, em sua própria casa, pelo Tennessee Titans.

Muitos colocaram a falta de precisão no passe de Lamar como grande culpada pela eliminação “precoce”, outros no fato do jovem quarterback correr muito com a bola, e acabar limitando as ações ofensivas da equipe. Fato é que o astro de Baltimore ainda precisa melhorar sua precisão, mesmo que suas pernas sejam capazes de resolver a maioria dos jogos que disputa. É certo que ele já é um dos melhores quarterbacks da liga, mas existe muito preconceito no “mundo da NFL” com quarterbacks que tem suas corridas como ponto forte, e parece que por aqui não é diferente, então apesar de atual MVP, Lamar aparece “apenas” na quarta colocação da nossa lista.

 

3- Drew Brees, New Orleans Saints

Os anos passam e o “vovô” Brees de 41 anos continua na elite da liga. Mesmo que não esteja rejuvenescendo, ele continua mantendo sua regularidade espetacular. Comandando um ataque muito potente, com jogadores como Michael Thomas e Alvin Kamara, Brees teve uma lesão séria no ano passado, quando fraturou a mão, mas retornou e continuou comandando um dos melhores ataques da liga.

Parece fácil, mas o que não parece fácil, é completar 74,3% dos passes tentados e ter o quarterback rating de 116,3, os melhores números da NFL. Tudo isso com 40 anos completados. Brees é o recordista em touchdowns e jardas totais da história, e não é a toa que enquanto ele estiver saudável, será um dos melhores. Aliado a isso, é um grande líder de sua equipe. Brees dispensa apresentações e justificativas, mas quando é preciso elas aparecem facilmente, e é por esses motivos que ele fica na terceira colocação.

 

2- Russell Wilson, Seattle Seahawks

Ano após ano analistas falam sobre o Seattle Seahawks dar mais armas ofensivas e proteção para Russell Wilson, mas Pete Carroll continua fortalecendo sua defesa e o ataque recebe um pouco menos atenção. Parece injusto com Wilson, que é o melhor jogador da franquia e um dos melhores de toda a liga, mas ao invés de reclamar, o quarterback de 31 anos trabalha muito, e entrega atuações inacreditáveis em campo todos os finais de semana.

Em 2019 foram 31 touchdowns lançados e apenas 5 interceptações, sim CINCO! É difícil explicar a qualidade de Wilson apenas em números, pois estatísticas não conseguem quantificar as jogadas “impossíveis” que ele tira da cartola durante as partidas. A produtividade, capacidade de improviso, liderança e regularidade de Wilson o credenciam ao segundo lugar na votação.

 

1- Patrick Mahomes, Kansas City Chiefs

Na primeira posição nenhuma surpresa. O atual campeão e MVP do Super Bowl merece todos os elogios. Em 2018 entrou para o seleto grupo de 3 quarterbacks com 50 ou mais touchdowns lançados numa temporada, junto com Peyton Manning e Tom Brady, isso apenas em sua primeira temporada completa como titular. Muitos disseram que na segunda temporada Mahomes teria muitas dificuldades, pois as defesas conseguiriam se preparar para seu jogo, mas aprendam uma coisa: um passe perfeito é indefensável.

A temporada foi mais complicada para a estrela de Kansas City, com uma lesão no joelho que tirou o jovem quarterback de ação por algumas semanas, mas não tirou seu brilho. Em 14 jogos ele lançou pra mais de 4000 jardas, teve 26 touchdowns lançados, e apenas 5 interceptações, mas o melhor estava por vir.

Na pós-temporada Mahomes lançou 5 touchdowns contra o Houston Texans, 3 contra o Tennessee Titans e 2 contra o San Francisco 49ers, em uma virada épica, em que Mahomes encontrou passes mágicos para conduzir o Chiefs à vitória. Ele foi o MVP do jogo, entrou para a história, e ganhou a primeira colocação da nossa lista de votos.